Projeto de Guimarães é o único a nível nacional presente no “CFCI Inspire Awards” que visa distinguir projetos inovadores e inspiradores que promovem os direitos da criança. Votação on-line a decorrer até 15 de outubro.

O único projeto nacional submetido ao Galardão de Práticas Inspiradoras da UNICEF – Cidades Amigas das Crianças – foi o “Eco Parlamento”, desenvolvido pela Câmara Municipal de Guimarães em parceria com as escolas do concelho.

Entre mais de duas centenas de candidaturas de boas práticas apresentadas por vários países, através de um vídeo, o projeto “Eco Parlamento” foi selecionado num restrito lote de 20 candidaturas e encontra-se a concurso na categoria 6, aberta à participação do público. Os projetos podem ser consultados no seguinte link (https://childfriendlycities.org/2019-summit/vote/), onde consta a candidatura de Guimarães. A votação decorre até 15 de outubro.

Eco Parlamento

A iniciativa Eco Parlamento é organizada pelo Município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem, no âmbito do projeto Pegadas, promovendo o debate concelhio, desde 2015, entre os jovens do ensino básico e secundário sobre o tema do desenvolvimento sustentável.

A identificação de desafios ambientais vimaranenses e a procura de soluções sustentadas por parte dos grupos de alunos é o mote do Eco Parlamento e tem contribuído para a implementação para a promoção do desenvolvimento sustentável por meio da educação para a sustentabilidade. Assente em metodologias de educação não formal, proporciona-se aos jovens o incremento de competências discursivas, a síntese do conhecimento adquirido em contexto escolar, a organização de informação científica e a apresentação de ideias e soluções em trabalho de equipa para os desafios ambientais identificados.

O trabalho difunde uma boa prática que experiencia, por via do debate, as políticas de desenvolvimento sustentável conjuntamente com os principais agentes da mudança ambiental: a comunidade jovem.