A Câmara Municipal de Vieira do Minho apresentou, hoje, dia 4 de Outubro em Conferência de Imprensa a edição 2019 da Feira da Ladra.

O momento decorreu no Posto de Turismo pelas 12h00, e contou com a presença do presidente do Município de Vieira do Minho, António Cardoso, do Veterinário Municipal, José Vieira Leite e da Comunicação Social Local e Regional.

Na Conferência de Imprensa , o presidente da Câmara Municipal salientou a importância destas Festas concelhias para os vieirenses, caraterizando-as como um evento com grande expressão para a economia local.

Segundo António Cardoso, a Feira da Ladra é uma festa de todos e para todos, porque nela cabem todas as faixas etárias e sociais do concelho e nela se mostram as mais puras tradições populares, os usos e costumes do concelho, a dinâmica do mundo rural, as manifestações ancestrais e o pulsar de um povo que encontra nas suas raízes expressões de saberes e sabores.

A Feira da Ladra é também momento de diversão, convívio, entretenimento e, sobretudo, um excelente veículo de promoção regional, fator de chamamento e atratividade de forasteiros e turistas ao concelho de Vieira do Minho.

De 11 a 14 de outubro, a sede do concelho exibe um cartaz de grande significado cultural, popular, social e recreativo . Do extenso programa divulgado, para além das tradicionais chegas de bois, concursos pecuários, corridas de cavalos, cortejo etnográfico, exposição de produtos locais, do concurso de mel, das bandas filarmónicas, dos ranchos folclóricos, das atuações de grupos ao vivo e do tradicional fogo de artifício, a edição 2019 conta, ainda com as atuações de vários artistas de música popular portuguesa, nomeadamente : Daniel Pereira Cristo, Anjos, Ana Malhoa, Sons do Minho, entre outros.

Para além de todos estes fatores de diversão e entretenimento, a Feira da Ladra continua a ser uma oportunidade de negócio que assume significativa importância para os agentes e operadores comerciais do nosso concelho e o cimentar das nossas tradições, usos e costumes.

O primeiro dia de festa é marcado pela Cerimónia de Abertura da Feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e pela inauguração da Feira Pecuária e Produtos Locais que vai decorrer no Parque dos Moinhos, para além das várias atuações agendadas para este dia. De salientar que a cerimónia de abertura, este ano, conta com a presença do Director Geral de Alimentação e Veterinária, Fernando Manuel D’Almeida Bernardo e  com o lançamento do livro das Raças Autóctones – Raças Autóctones do Minho, uma produção conjunta da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, Cooperativa Agrícola de Vieira do Minho e do Município de Vieira do Minho.

Sábado, dia 12 de outubro o destaque vai as atuações dos ranchos folclóricos e Grupo de Concertinas da Botica A noite deste dia vai ser preenchida com as atuações da Banda Impaktus  e para o grandioso espetáculo musical dos Anjos.
O dia 12 é, também, dedicado ao cavalo garrano, que conta com um conjunto de iniciativas: corridas de galope, corridas de passo travado e jogo do cabrito.


No domingo, dia 13 de outubro destaque para o Cortejo Etnográfico, os cantares ao desafio, as chegas de bois, as atuações dos vários conjuntos musicais, com destaque para o espetáculo de Ana Malhoa, e a sessão de fogo de artifício. Na segunda-feira, último dia de festejos, nota para o concurso de mel, exposição e concursos pecuários, actuações dos ranchos folclóricos, corrida de cavalos a passo travado e atuações de artistas, nomeadamente Fanfarra Flores do Cávado, Grupo de Cantares da ADIR e Sons do Minho.
Os festejos encerram com uma salva de morteiros.
Perante este vasto programa, não vão faltar motivos para visitar Vieira do Minho.