Faleceu este domingo, aos 97 anos, José Luís Silva Xavier Fernandes, figura emblemática do Vitória Sport Clube, de que era sócio há mais de 80 anos. A notícia foi confirmada pelo clube de Guimarães, que decretou três dias de luto em homenagem à sua memória.

Nascido a 6 de maio de 1927, José Luís Fernandes tornou-se associado do Vitória SC em 1943, acompanhando o percurso do clube nas mais variadas fases e locais do país. Reconhecido como um verdadeiro vitoriano de alma e coração, era considerado um exemplo de dedicação, lealdade e amor incondicional ao emblema de Guimarães.

Em 2023, durante a Gala do Centenário, foi distinguido com o Prémio de Honra, reconhecimento máximo da instituição à sua entrega e testemunho de vida. Na ocasião, emocionou os presentes com um discurso marcante: “Sigam em frente, acompanhem o Vitória sempre, já que eu não posso. Acompanhei durante muitos anos, em muitos sítios, no país todo, agora limito-me a ver na televisão”.

Além da ligação ao clube, José Luís Fernandes era admirado por todos aqueles que o conheceram pelo seu humanismo, lucidez e sentido de humor. Segundo o Vitória SC, manteve uma mente brilhante até ao fim da vida, sendo uma referência e fonte de inspiração para várias gerações de vitorianos.

O Vitória SC endereçou condolências à família e amigos e destacou a forma como o adepto ajudou a cimentar os valores do clube ao longo das décadas.

José Luís Silva Xavier Fernandes deixa um legado ímpar e será lembrado como um dos rostos mais fiéis da história do Vitória SC.