Os ‘arsenalistas’ não resistem à eficácia dos ‘dragões’: Fábio Cardoso e Evanilson garantem a vitória do FC Porto no Estádio do Dragão. A derrota distancia o SC Braga da liderança na I Liga.

O SC Braga enfrentou uma derrota por 2-0 diante do FC Porto, no Estádio do Dragão, marcando um desaire na corrida pela liderança da I Liga. Os vice-campeões nacionais não conseguiram impor-se contra os ‘dragões’, que consolidaram a terceira posição na tabela. Os golos da partida foram assinalados por Fábio Cardoso, aos 12 minutos, e Evanilson, aos 49, através de uma grande penalidade.

A equipa minhota, que já havia demonstrado fragilidades em confrontos de elevada competitividade, voltou a apresentar dificuldades, especialmente após o empate tardio na última jornada contra o Vitória SC e a eliminação nos oitavos de final da Taça de Portugal frente ao Benfica.

Os ‘dragões’, por sua vez, mostraram um desempenho maduro ao controlar as operações no meio-campo desde cedo. Francisco Conceição e Evanilson foram destaques na vitória, com o avançado brasileiro marcando seu 50º golo pelo FC Porto.

Com esta vitória, o FC Porto encerra a primeira volta da I Liga com 38 pontos, ficando a cinco do líder Sporting e a quatro do segundo classificado, Benfica. O SC Braga está agora no quarto lugar, com 33 pontos, podendo ser alcançado pelo Vitória de Guimarães, dependendo do resultado do jogo contra o Arouca na segunda-feira.

O técnico Sérgio Conceição optou por repetir a formação que venceu o Estoril Praia na última jornada, enquanto o SC Braga tentava recuperar de um empate e uma eliminação recente em outras competições.

O jogo foi marcado por um controlo inicial do FC Porto no meio-campo minhoto, resultando no golo de Fábio Cardoso aos 12 minutos. O SC Braga teve dificuldades em reagir e viu-se ainda mais prejudicado quando Evanilson converteu uma grande penalidade aos 49 minutos, após ser derrubado na área.

No final, o SC Braga não conseguiu apresentar uma resposta eficaz, e o FC Porto geriu a vantagem, destacando-se como a primeira equipa a bater os ‘arsenalistas’ na presente temporada em jogos contra candidatos ao título.

Este desaire deixa o SC Braga com o desafio de recuperar na tabela classificativa, enquanto o FC Porto consolida a sua posição entre os primeiros da liga portuguesa.

Declarações de Artur Jorge, técnico do Sp. Braga, na conferência de imprensa após a derrota frente ao FC Porto, no Estádio do Dragão, na 17.ª jornada da Liga:

«Tivemos dificuldade em impor o nosso jogo, sofremos um golo demasiado cedo para tentar ter a equipa estabilizada. No momento com bola tivemos algumas dificuldades em chegar mais próximo da área contrária.

[Mudança tática do FC Porto para 4-2-3-1] «Não me surpreendeu. Vimos o FC Porto jogar frente ao Estoril e sabíamos que a probabilidade de repetir seria grande devido ao bom resultado. Sabíamos que o Pepê ia aparecer mais móvel, como um terceiro médio a jogar num espaço entrelinhas. Perdemos alguns passes, mesmo por vezes sem grande pressão do adversário. Com o golo num lance de bola parada aumentou a intranquilidade.»

«Temos de lutar mais que o adversário nos duelos, não fizemos isso. A nossa maior dificuldade foi a ligar o jogo, nos passes. Assim fica difícil chegar à baliza adversária e criar perigo.»

«Nunca tivemos esse ciclo de três vitórias consecutivas comigo. Sabíamos que janeiro ia ser extremamente difícil. Jogos na Luz, no Dragão… Agora não é altura de desculpas. É agradecer aos adeptos e perceber o que temos de fazer melhor no próximo jogo.»

«Eu olho para o nosso momento como treinador. Tenho de ser isento. Temos de fazer melhor.»

Técnico do FC Porto abordou plantel mais curto, mas escusou-se a falar sobre o mercado

Navarro e Veron saíram por empréstimo, David Carmo foi despromovido à equipa B, Zaidu e Taremi estão ao serviço das seleções.

O plantel de 30 jogadores do início da época foi encurtado nos últimos dias. Sendo assim, está mais fácil de gerir em termos de opções e encontrar uma equipa ideal? À pergunta, na conferência de imprensa após a vitória sobre o Sp. Braga (2-0), Sérgio Conceição respondeu com cautelas e um elogio singelo a dois jogadores.

«Não começámos a época com 30 jogadores, mas com 60, porque tínhamos mais 30 jogadores na equipa B. Por isso, o trabalho é o mesmo. Achamos é que para aquilo que é a evolução dos jogadores, por vezes, com pouco espaço, sendo ativos do clube, acho que temos de ver qual o percurso qual o trajeto que têm de fazer para terem minutos e para continuarem a evoluir nas suas carreiras», começou por dizer o técnico dos dragões, acrescentando: «Neste momento, não me importava nada de ter aqui o Taremi e o Zaidu, sinceramente. Neste momento, temos um plantel um bocadinho mais curto. É trabalhar com os que cá estão.»

Sobre a possibilidade de ainda encurtar o plantel até ao final de janeiro, Conceição foi de parcas palavras, salientando que «este não é o momento para falar de mercado».