Viana do Castelo formalizou a candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2022, junto do presidente da ACES PORTUGAL – Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, anunciou a autarquia, na segunda-feira.

O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, e o Vereador do Desporto, Vítor Lemos, reuniram com Nuno Santos para definir a intenção de candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A capital do Alto Minho, segundo uma nota publicada no site da autarquia, “assume-se como uma cidade saudável, amiga do desporto e da promoção de estilos de vida saudáveis”.

“O concelho apresenta-se como local privilegiado para a prática de diversas modalidades, desde desporto de natureza, passando pelos desportos náuticos e desporto indoor”, é salientado.

Os 162 atletas que, durante a Gala do Desporto realizada em janeiro passado, foram homenageados pelas vitórias a nível nacional, europeu e mundial, o Centro de Mar e os desportos náuticos, inseridos na “Cidade Náutica do Atlântico”, são argumentos apresentados.

A III Gala do Desporto de Viana do Castelo, que decorreu em janeiro, encheu-se de campeões para homenagear os 162 atletas que, ao longo da anterior época desportiva, conquistaram o primeiro lugar do pódio em provas a nível nacional, europeu ou mundial, em dezenas de modalidades.

“Esta aposta integrou a construção do Centro de Remo, Centro de Vela, Centro de Canoagem e Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf, centros desportivos de excelência onde diariamente é promovido o projeto escolar Náutica nas Escolas, através do qual milhares de estudantes vianenses contactam com o rio, mar e desportos náuticos. Incluiu ainda a criação de um Centro Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar no navio Gil Eannes”, lê-se no texto.

Caso Viana do Castelo venha a ser escolhida, o Minho volta a ter uma Cidade Europeia do Desporto, depois de, no ano passado, Braga ter ostentado esse título.