Braga poderá receber mais uma grande prova mundial em 2022 ou 2024.

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), em conjunto com a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), estarão presentes na próxima quinta-feira, dia 10, na sede da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), em Lausanne, na Suíça, para a apresentação da candidatura à organização do Campeonato Mundial Universitário de Futsal. Desta feita, o Comité Executivo da FISU decidiu abrir processo de atribuição para as edições de 2022 e 2024.

A candidatura conjunta da AAUM, SASUM e FADU surge no âmbito da estratégia de dinamização da competição desportiva universitária através da organização de grandes eventos internacionais. O futsal é uma das modalidades com maior tradição na Universidade do Minho (UMinho) e com maior implementação em Portugal, com uma grande ligação entre a vertente universitária e a vertente federada.

Recorde-se que a UMinho já organizou dois campeonatos mundiais universitários de futsal, em 1998 e em 2012, sendo que o último campeonato europeu universitário da modalidade se realizou no passado mês de julho, em Braga.

Foi nessa ocasião, aquando da cerimónia de encerramento, que o Ministro da Educação entregou a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo à UMinho pelos serviços prestados em prol do desporto nacional.

Para Carlos Videira, diretor do Departamento de Desporto e Cultura dos SASUM, “esta candidatura pretende contribuir para o desenvolvimento da relação entre o desporto universitário e o desporto federado, envolvendo a comunidade local e toda a família do futsal nacional. Tanto a UMinho como a FADU têm uma relação muito próxima com a Federação Portuguesa de Futebol, numa lógica de partilha contínua de recursos, instalações e conhecimento, que será um fator essencial para o sucesso desta candidatura.”

Já Nuno Reis, presidente da AAUM, refere que “depois de uma organização marcadamente inovadora e de sucesso do Europeu Universitário da modalidade, queremos elevar, ainda mais, a fasquia, organizando o Mundial Universitário de Futsal, na Universidade do Minho. Temos a certeza de que possuímos todas as condições para uma excelente organização e que estamos mais do que preparados para competir com outras candidaturas, tanto no que concerne ao histórico das competições que recebemos, bem como, a qualidade e hospitalidade que temos demonstrado a todos os participantes nestas organizações.”

A atribuição das candidaturas deverá ser conhecida no próximo mês de dezembro e caso a organização seja entregue à Academia Minhota, este será 8º Mundial organizado pela UMinho, depois da organização do Mundiais Universitários de Futsal (1998 e 2012), Badminton (2008), Xadrez (2012), Andebol (2014), Karaté (2016) e Ciclismo (2018).