A modelo e instagrammer Elena Rybalchenko, mais conhecida por “Fitness Mama”, está em Barcelona por estes dias. Como todos os influenciadores digitais decidiu registar vários momentos da viagem. Um deles foi nos distúrbios de Barcelona e os seguidores não gostaram.

“Barcelona is on fire” (Barcelona está a arder) é a descrição que acompanha uma das fotografias de Elena Rybalchenko, de 34 anos, mãe de três filhos, na cidade da Catalunha. O caos político e social tem reinado em Barcelona desde segunda-feira, dia em que nove líderes catalães foram condenados a penas de prisão até 13 anos por crimes de sediação e desvios de fundos públicos na tentativa de tornar a Catalunha independente.

Elena aproveitou o acontecimento para tirar uma foto com um foco de incêndio por detrás da sua figura, maquilhada e cuidada, tal “como um editorial de moda”, como escreve a imprensa espanhola. A acompanhar a fotografia principal estão vídeos dos confrontos e da destruição nas ruas e algumas hashtags como #libertatpresospolitics (liberdade para os presos políticos) e #independenciacatalunya (independência da Catalunha).