Um novo sismo foi sentido ao início da tarde de hoje na ilha do Faial, nos Açores, com magnitude 3,8 na escala de Richter, segundo informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, o sismo foi sentido pelas “13h44 locais (mais uma hora em Lisboa) e foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores”, com magnitude “3,8 na escala de Richter e o epicentro localizou-se a cerca de 30 quilómetros a Oeste do Capelo (Faial)”.

“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) na região de Castelo Branco, Ilha do Faial”, refere ainda o IPMA.

A zona oeste do Faial está a registar desde domingo “um ligeiro incremento” da atividade sísmica, com todos os eventos “com epicentro no mar”, disse, na quarta-feira, à Lusa o presidente do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

“É uma das muitas zonas sismogénicas do arquipélago e desde o dia 3 de novembro (domingo), sensivelmente desde as 16h00, que se registou um ligeiro incremento da atividade sísmica nesta zona sismogénica, localizada a oeste do Faial, com uma distância entre os 25 e os 35 quilómetros da ilha”, explicou Rui Marques.