O programa de Natal em Guimarães está voltado para as pessoas e com uma oferta diversificada de atividades, desde espetáculos nas ruas, atividades para crianças, concertos de natal em igrejas, concertos de música no coreto do Jardim da Alameda, arruadas natalícias, teatro de rua e a realização de espetáculo de som e luz na Alameda de S. Dâmaso, entre as novidades para a edição deste ano.

Na conferência de imprensa de apresentação do programa, realizada esta segunda-feira, 18 de novembro, a vice-presidente da Câmara Municipal, Adelina Pinto, destacou a “marca cultural de Guimarães” que continua “bem vincada” neste programa de Natal, enaltecendo as comemorações do 18º aniversário da inscrição do Centro Histórico de Guimarães na Lista do Património Cultural da UNESCO.

O programa de Natal em Guimarães está voltado para as pessoas e com uma oferta diversificada de atividades, desde espetáculos nas ruas, atividades para crianças, concertos de natal em igrejas, concertos de música no coreto do Jardim da Alameda, arruadas natalícias, teatro de rua e a realização de espetáculo de som e luz na Alameda de S. Dâmaso, entre as novidades para a edição deste ano.

Na conferência de imprensa de apresentação do programa, realizada esta segunda-feira, 18 de novembro, a vice-presidente da Câmara Municipal, Adelina Pinto, destacou a “marca cultural de Guimarães” que continua “bem vincada” neste programa de Natal, enaltecendo as comemorações do 18º aniversário da inscrição do Centro Histórico de Guimarães na Lista do Património Cultural da UNESCO.PUBLICIDADE

“Há uma lógica de continuidade e de acrescentar mais, com algo diferenciador. Este programa estende-se pelas várias ruas da cidade e aproxima o comércio, contemplando ainda eventos para as crianças no sentido de reforçar o selo de Cidade Amiga das Crianças e porque o Natal deve ser para as crianças”, destacou Adelina Pinto. O programa pretende “corresponder à vontade dos vimaranenses” e “ser atrativo para quem nos visita”, apontou ainda a vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, sublinhando a ligação à “cultura”, “entretenimento”, “património” e “atratividade da cidade”.

No dia 24 de novembro será ligada a iluminação pelas ruas da Cidade. A abertura oficial do programa está agendada para 07 de dezembro, com uma arruada natalícia, com início no Largo dos Laranjais em direção ao Largo do Toural (17:00), seguindo-se espetáculo de Árvore de Natal (18:00) e o espetáculo de som e luz, na Alameda de S. Dâmaso. Decorrerá, entretanto, a abertura do Mercado de Natal, no Jardim da Alameda (18:30). O número de mercadores ultrapassa as três dezenas, vocacionados para a área da alimentação, artesanato, decoração, doçaria, literatura e produtos infantis.

No horário de funcionamento do Mercado de Natal estão previstas ações de animação desde teatro à música, que se estendem a várias ruas de Guimarães, entre atividades diversas para as crianças, entre as quais “Debaixo do Azevinho”, “Fábrica do Chocolate”, “Marionetas do Circo”, “Dom Azevinho”, “O Pai Natal está cá” e o “O Natal dos Afonsos”.

A celebração do 18.º aniversário da inscrição do Centro Histórico de Guimarães na Lista do Património Cultural da UNESCO assinala-se com atividades nos dias 13 e 14 de dezembro. Realiza-se no dia 13, sexta-feira, uma sessão oficial na Câmara Municipal de Guimarães (17:00), seguindo-se o concerto comemorativo do Centro Histórico a Património Cultural da UNESCO, por António Victorino d’ Almeida (Piano) e Ana Maria Pinto (Soprano), na Igreja de Santo António dos Capuchos e termina com a “Corrida do Património”.

Na Festa de Passagem de Ano mantém-se a tradição dos últimos anos, com um programa concentrado no Centro Histórico, pelo Largo da Oliveira, Praça de S. Tiago e estende-se ao Largo da Misericórdia, com Videomapping, DJ’s, VJ’s e Live Acts, afirmando-se como um dos maiores momentos festivos de passagem de ano na região norte de Portugal.