O Município de Braga participou na cerimónia de formalização da Rede de Capitais Europeias da Juventude, que se realizou em Novi Sad, na Sérvia, atual Capital Europeia da Juventude.

Após 11 anos de trabalho informal com origem em Braga, no Theatro Circo, foi finalmente formalizada a Rede de Capitais Europeias de Juventude (NEYC), que terá a sua sede oficial em Cluj-Napoka na Roménia.

Nesta cerimónia estiveram presentes algumas das anteriores Capitais Europeias da Juventude como Cluj- Napoka, Maribor, Thessalonika, Ganja e Braga, assumindo-se como cidades fundadoras desta rede europeia que pretende ser uma voz com poder de intervenção junto de órgãos internacionais que atuam na área da Juventude.

Após a receção privada realizada pelo presidente da Câmara de Novi Sad, Miloš Vučević, os representantes autárquicos outorgaram, em ato público, o contrato de constituição da rede e início de uma cooperação da qual se espera uma intervenção forte nas temáticas relacionadas com a juventude.

Na jornada de trabalho que se seguiu, foi ainda abordada, pelo presidente da Câmara Municipal de Novi Sad, pelo representante da Delegação da União Europeia (Steffen Hudolin), pelo Embaixador do Egipto na Sérvia (H.E.Amr Aljowaily) e pelo Governador de Aswan (Ahmed Ibbrain), a importância do investimento na juventude para uma cooperação Europeia/Africana de juventude, tendo em conta o facto de ambas as cidades (Novi Sad e Aswan) serem capitais de juventude nos respetivos continentes.

Neste iniciativa, foi ainda realizado um painel de melhores práticas Europeias e Africanas, integrado pela presidente da Rede de Capitais Europeia de Juventude (Valentina Antić), Dina Harouni, do Fórum Mundial de juventude, Vukašin Grozdanović, coordenador de Novi Sad para a Capital Europeia da Juventude 2019, Zoi Chatziantoniou, de Thessaloniki (Capital Europeia de juventude em 2014), Emil Boc (presidente da Câmara de Cluj-Napoca), Željko Milovanovič (Maribor), a vereadora Olga Pereira, a representar Braga e Niyazi Bayramov, presidente da Câmara Municipal de Ganja.

“Braga foi apresentada como modelo de Cidade Amiga dos Jovens, por ter conseguido imprimir uma dinâmica e identidade únicas nos temas de juventude e pela forma como explora espaços dedicados aos jovens, como o gnration, como criou o Conselho Municipal de Juventude ou como desenvolveu serviços municipais de juventude em espaços como a Loja Europa Jovem, centro de juventude, Orçamento participativo Jovem (Tu Decides)”, explicou Olga Pereira.

Nesta cerimónia, Braga foi, ainda, reconhecida pelo grande trabalho desenvolvido como Capital Ibero-Americana da Juventude, em 2016, e envolvida na definição das políticas amigas da juventude.