O Vitória de Guimarães ficou hoje virtualmente afastado dos 16-avos-de final da Liga Europa de futebol, ao empatar 1-1 na receção aos belgas do Standard Liège, na quinta e penúltima jornada do Grupo F. É o segundo empate nesta fase de grupos, onde os minhotos ainda não venceram. A formação de Ivo Vieira já está afastada da próxima fase já que o Eintracht Frankfurt foi vencer a Londres o Arsenal por 2-1.

Os ‘conquistadores’ entram em campo, sabendo que só a vitória interessaria para continuar a sonhar com os 16-avos-de-final. Mas para tal, seria preciso uma ‘ajuda’ do Arsenal, que, à mesma hora, recebia os alemães do Eintracht Frankfurt. De resto, tudo iria decidir-se no último jogo.

À procura do primeiro triunfo na fase de grupos, a equipa de Ivo Vieira teria de lutar contra o tempo: a Cidade Berço foi fustigada com uma intempérie que deixou o relvado do D. Afonso Henriques em mau estado nalguns pontos. O mau tempo também afastou os sempre fervorosos adeptos do Vitória Sport Clube.

A precisar de vencer, o Vitória de Guimarães não esperava uma oposição tão feroz do guarda-redes Bodart, dos belgas: negou o golo a André Pereira aos 12, a Sacko aos 20 e a Bruno Duarte aos 31.

O Vitória de Guimarães era melhor, o Standard Liège, de Michel Preud’homme, apostava no contra-ataque onde é sempre perigoso. E foi num desses lances que marcou: bola na área, Douglas saiu da baliza, Bastien deixou o pé arrastar-se até o corpo deslizante do guardião, e assim que sentiu o contacto, caiu. Árbitro enganado e penalti que Lestienne transformou com classe.

Mas no último minuto do primeiro tempo, a equipa de Ivo Vieira empatou: Bola longa de Sacko, Evangelista amorteceu para André Pereira, isolado, fez o 1-1.

Bodart continuava a ser um obstáculo difícil de ultrapassar no segundo tempo, já com um vitória menos pressionante, a criar menos perigo.

Aos 82 minutos, Douglas teve de se aplicar para evitar o golo de Amallah. O mesmo Amallah teve o 2-1 nos pés aos 89 mas falhou a emenda ao segundo poste.

Nos descontos, aos 92 minutos, Davidson teve o 2-1 nos pés mas o seu remate acabou nas mãos de Bodart.

É o segundo empate do Vitória de Guimarães, que continua sem vencer nesta fase de grupos da Liga Europa. Os minhotos já estão eliminados, pelo que na derradeira jornada vão cumprir calendário contra o Eintracht Frankfurt.

Os alemães venceram o Arsenal por 2-1 em Londres. Pierre-Emerick Aubameyang ainda deu vantagem aos londrinos aos 45 mas um bis do japonês Daichi Kamada, aos 55 e 64, deram os três pontos aos alemães, que contaram com Gonçalo Paciência e André Silva a titulares.

O Arsenal lidera com dez pontos, mais um que o Eintracht Frankfurt que subiu ao segundo posto. O Standard Liège tem sete pontos, o Vitória de Guimarães tem dois.

Declarações de Ivo Vieira, treinador do V. Guimarães, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o empate (1-1) frente ao Standard Liège em jogo a contar para a 5.ª jornada do Grupo F da Liga Europa:

«O balanço não pode ser positivo. Estamos num grupo extremamente difícil, mas acreditávamos muito que podíamos ombrear em termos de disputa de cada jogo. Acaba por não ser positivo, mesmo sabendo da dificuldade, o objetivo principal fica arredado com o resultado de hoje. A equipa teve um desempenho à altura do que precisávamos e a esse nível os jogadores fizeram um trabalho excecional, em termos de entrega. Não fomos tão conscientes como costumamos ser nas tomadas de decisão. Não foi um jogo com grande qualidade mas teve muita emoção».

[Boas exibições sem resultados. Pecados?] «No futebol é fácil arranjar pecados e encontrar culpados. Essa não é a minha forma de estar. Assumo as minhas responsabilidades e não vivo com o receio de as coisas não me correrem ou estar agarrado ao lugar. Dou o peito às balas. Se fizeram uma avaliação, sem querer ser repetitivo nos orçamentos e na experiência das equipas, há uma diferença. Há esse pecado. Não me quero agarrar a isso: essas diferenças são nítidas mas também é nítido que o Vitória equilibrou em termos de jogo. A realidade é que a qualidade se compra, é preciso dinheiro para conduzir um Porsche e a realidade é que os meus jogadores muitas vezes conduziram um Porsche. A equipa cresceu, o responsável pelos resultados sou eu».

https://studio.youtube.com/video/d1_aAWiTEJ8/edit/advanced

Declarações de Michel Preud’homme, treinador do Standard-Liège, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o empate (1-1) frente ao V. Guimarães em jogo a contar para a 5.ª jornada do Grupo F da Liga Europa:

«Se tivermos em conta que o Arsenal empatou aqui e o Frankfurt só venceu 1-0 o empate  não é mau. Jogámos contra uma boa equipa, em condições atípicas e ainda estamos dentro das contas do grupo. Se pensarmos que podemos fazer dez pontos e não passar… Esperamos que o Vitória faça o seu trabalho em Frankfurt e possa tirar pontos ao Eintracht».

[Guarda-redes deram nas vistas] «Penso que as duas equipas queriam ganhar o jogo. Criaram oportunidades de golo e os guarda-redes fizeram um bom trabalho. O jogo podia acabar 2-2 ou 3-3».

https://studio.youtube.com/video/efKyoeMlxCk/edit/advanced

Veja aqui os melhores momentos do jogo desta noite