O Sporting de Braga qualificou-se, esta quinta-feira, para os 16 avos de final da Liga Europa de futebol, ao empatar, em casa, a três golos, frente ao Wolverhampton, equipa que também garantiu o apuramento.

A equipa minhota marcou cedo, com André Horta, aos seis minutos, a fazer o 1-0. Mas a vantagem do Braga não durou muito, com o ex-benfiquista Jiménez a empatar (14 minutos), ainda no primeiro quarto de hora. Depois, no espaço de um minuto (34 e 35), Doherty e Traoré colocaram os ingleses a vencer por 3-1.

Na segunda parte, aos 65 minutos, Paulinho reduziu para 2-3, para depois Fransérgio, aos 79 minutos, empatar o desafio, a três golos, estabelecendo o resultado final.

Na classificação, o Braga mantém o primeiro lugar do grupo K, agora com 11 pontos, mais um do que o Wolverhampton.

Na última jornada, a 12 de dezembro, o Braga vai a Bratislava defrontar o Slovan, enquanto o Wolverhampton recebe o Besiktas.

Ricardo Sá Pinto, treinador do SC Braga, na sala de imprensa, após igualdade a três frente ao Wolverhampton:

«Foi um grande jogo de futebol entre as duas melhores equipas deste grupo. Começámos bem, com um golo cedo, mas contra uma equipa deste nível, que tem excelentes jogadores, e que por mais que quiséssemos fazer o nosso jogo, soube pressionar e contrariar-nos. Não estivemos à altura do jogo, na primeira parte.

Na segunda parte começámos a decidir melhor, fomos mais audazes e começámos a acreditar que podíamos fazer mais e melhor. Assumi o risco de colocar o Palhinha na defesa, o que permitiu colocar o Wilson na frente. Fomos à procura da felicidade e do golo. No final baixamos o bloco porque o empate nos servia e por atingíamos a marca história de 12 jogos sem perder.

Nuno Espírito Santo, técnico Wolverhampton, após empate a três por  frente ao SC Braga:

«A primeira parte foi boa, praticamos um bom futebol, a pressão foi feita de forma eficiente, reagimos muito bem ao golo do Braga. Na segunda parte não estivemos tão bem. Permitimos que o Braga chegasse ao empate, mas no final estou contente porque estiveram quase seis mil adeptos no estádio, o que é muito bom. A única coisa que não me deixou contente neste jogo foi a performance da segunda parte. Tivemos demasiados erros que não podem existir.

Tem sido extremamente difícil e exigente, principalmente a quantidade de jogos que temos feito. A equipa tem vindo a crescer e sabe que, daqui a dois dias, tem já mais um jogo exigente frente ao Shefield United. O objetivo é fazer o possível. Ainda falta muito até jogarmos com o Besiktas e nessa altura vamos tentar jogar bem e vencer.

A adaptação do Pedro Neto tem sido naturalmente difícil. Todos os jogadores que estiveram ausentes da competição, demoram algum tempo até atingir o pico de forma. O Pedro Neto é um jogador muito talentoso, trabalha bem, está a crescer e espero que consiga atingir o máximo nível o mais rápido possível.»


André Horta, jogador do Sp. Braga, analisa o empate com o Wolverhampton (3-3), que garantiu a passagem da equipa portuguesa aos dezasseis-avos da Liga Europa:

– Já demonstrámos que temos uma boa equipa, uma equipa guerreira que luta de igual para igual com qualquer equipa, mesmo no nosso campeonato. Queremos dar o nosso máximo para vencer todos os jogos, depois logo se vê.

«Começámos muito bem, a ter a bola, à imagem do jogo lá. O Wolverhampton não é uma equipa tipicamente inglesa, agressiva, deixa jogar, e aproveitámos isso. Eles fizeram o empate do nada, e a partir dos 25 minutos deixámos de jogar, de querer ter a bola. Não estamos a jogar sozinhos, há que dar mérito ao adversário, mas não podemos adormecer assim. Ficámos com uma desvantagem de dois golos, mas a segunda parte mostrámos toda a nossa alma e conseguimos o empate que dá a qualificação.»

João Moutinho, jogador do Wolverhampton, em declarações à Sport TV, depois do empate em Braga (3-3), em jogo da quinta jornada da Liga Europa:

– Sentimos tristeza e desilusão, mas fizemos um bom jogo. Penso que na segunda parte construímos mais oportunidades, fizemos três golos, mas não conseguimos ganhar. Parabéns ao Braga por ter lutado até ao fim. Nós também estamos qualificados, mas queríamos a vitória. Não gerimos a vantagem, mas não mantivemos a mesma agressividade e o Braga, de bola parada, conseguiu fazer os golos.

Veja aqui os melhores momentos da partida: