PS Braga inicia ciclo de debates ‘Braga Melhor’ com discussão sobre mobilidade. Debate decorre na galeria Emergentes dst.
O Partido Socialista (PS) de Braga promove esta sexta-feira o primeiro de um conjunto de debates sobre temas estruturais no concelho sob o lema ‘Braga Melhor’. A mobilidade na cidade é o mote para a primeira discussão que visa obter o contributo de qualquer cidadão.
À RUM, Artur Feio, presidente da concelhia de Braga do Partido Socialista, explica que os debates decorrerão ao longo dos próximos meses no sentido de “contribuir positivamente para a cidade”.
Começar pela mobilidade era “inevitável”, justifica o também vereador socialista. “É talvez o tema mais preocupante para os bracarenses no dia-a-dia, aquele que mais afecta a vida de todos e portanto decidimos convidar um conjunto de pessoas que têm pensado e contribuído para este tema”, continua.
António Cerejeira Fontes, Arquitecto. Mário Meireles, presidente da Braga Ciclável, e Batpista da Costa, antigo administrador dos Transportes Urbanos de Braga são os oradores convidados.
O socialista refere que a oferta dos transportes públicos é essencial para acabar com o cenário “caótico” de trânsito na cidade de Braga e vinca que esta é uma discussão aberta que “resultará provavelmente numa proposta de recomendação com medidas práticas e que sejam algo mais do que estudos e mais estudos que não saem do papel”. Artur Feio aproveitou para criticar a apresentação desta quarta-feira levada a cabo pelo município de Braga a propósito do plano de mobilidade para Braga, um exemplo de “um mega estudo com perspectivas que não saem do papel e que não deixam os bracarenses satisfeitos”.
Notas sobre os convidados da sessão:
O Arquiteto e Engenheiro André Cerejeira Fontes é Doutorado em Planeamento Urbano pela Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. Tem Mestrado em Planeamento Urbano pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho e Licenciatura em Arquitectura pela Escola Superior Artística do Porto. É também licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Minho. Lecciona na Universidade do Minho desde o ano lectivo 1996/1997 no grupo de Planeamento Urbano no Departamento de Engenharia Civil e na Escola de
Arquitectura desta Universidade.
É co-fundador do atelier Cerejeira Fontes Arquitectos, em Braga, e co-fundador do atelier CFA – Cerejeira Fontes Aarsland, em Bergen, Noruega. É ainda co-fundador do LAHB – Laboratório de Habitação Básica, Membro da Rede Hispanoamericana para a Fundamentação e Prática da Cidade Sustentável e Investigador do LAB2PT – Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho.
O Eng. Baptista da Costa é outro dos oradores convidados do Plenário. Doutorado em Gestão de Empresas (Summa cum laude) pela Universidade de Sevilha, MBA pelo Instituto Francês de Gestão e Engenheiro pela Universidade do Porto.
Foi administrador do Porto de Leixões, a maior infraestrutura portuária do Norte de Portugal. Dirigiu o Metro do Porto, desde a sua concepção ao funcionamento, sendo o maior projeto urbanístico do século XX do Norte de Portugal. Coordenou obras públicas do Município do Porto tendo realizado as Acessibilidades ao Euro 2004 e o Programa Polis com intervenções urbanísticas e ambientais. Foi administrador dos Transportes Urbanos de Braga onde fez o projecto do BRT, o Projeto do PMO – Parque de Material e Oficinas e adquiriu os autocarros eléctricos para a cidade de Braga.
É membro do Comité Estratégico da Inter-Risco, Sociedade de Capital de Risco e Professor Universitário.
O Eng. Mário Meireles, presidente da Braga Ciclável é também orador neste painel.
A concluir o Doutoramento em Sustentabilidade do Ambiente Contruído, é Mestre em Engenharia Urbana – Cidades Sustentáveis e é Licenciado em Engenharia Informática pela Universidade do Minho.
Tem vindo a desenvolver diversos trabalhos académicos na área da mobilidade, em especial da mobilidade em Bicicleta onde se destaca a dissertação de mestrado intitulada “Como Promover a Mobilidade Ciclável em Portugal: O caso da cidade de Braga”.
É ainda Presidente da Associação Braga Ciclável, Bicycle Mayor de Braga pela BYCS, membro do Conselho Consultivo da FPCUB – Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores… e associado da MUBi.
Defende uma mobilidade mais sustentável para as cidades, em particular para a cidade de Braga, procurando que sejam melhoradas as condições para quem utiliza a bicicleta.
Ao mesmo tempo tem procurado colaborar com a FPCUB no sentido de melhorar algumas questões ao nível do urbanismo, das leis, regulamentos, levantamento de dados e outras questões relacionadas com a mobilidade.