Estão em andamento as obras de requalificação no Complexo das Piscinas da Rodovia. A intervenção irá englobar a requalificação dos Balneários existentes no piso 0 do edifício das Piscinas, a construção da cobertura de um Campo de Ténis e um de Padel e a edificação de uma estrutura de apoio ao Ténis que inclui novos balneários, bar e bilheteira. A intervenção terá um custo global de aproximadamente 950 mil euros e um prazo de execução de 250 dias, sendo que a obra iniciou no final de Setembro.

Os novos espaços de balneários/vestiários estarão de acordo com as exigências de salubridade e higiene actuais, com balneários/vestiários para os funcionários (valências inexistentes), instalações sanitárias de uso exclusivo dos utentes da piscina exterior, área do pessoal, posto de primeiros socorros, zona administrativa e recepção/sala de espera. Todas as redes de abastecimento de água e drenagem de esgotos serão substituídas e serão instaladas novas redes de iluminação, renovação de ar, ventilação e aquecimento. As áreas foram dimensionadas, equipadas e construídas com soluções funcionais e construtivas adequadas.

A remodelação dos Balneários das Piscinas será feita em duas fases, permitindo a sua utilização parcial pelos alunos, uma vez que os balneários do piso inferior são muito reduzidos.

Será também construída uma cobertura que albergará um campo de ténis e um de Padel, permitindo a utilização destes espaços em condições climatéricas menos favoráveis. Serão realizadas novas redes de drenagem de pluviais e optimização da iluminação existente.

Por fim, será construído um novo edifício que albergará os balneários/vestiários para os praticantes de Ténis e Padel (3 campos de ténis e 2 de Padel), a nova bilheteira e um espaço de Bar de apoio a todo o Complexo. Por outro lado, pretende-se que este edifício permita simultaneamente realizar um percurso coberto de acesso ao edifício das piscinas.

As áreas de actividade desportiva irão dispor do aproveitamento da luz natural. A título de exemplo, a área das piscinas interiores cobertas, assim como a cobertura do Campo de Ténis e Padel, vão incluir clarabóias e vãos de parede com iluminação natural suficiente, diminuindo assim o recurso à iluminação artificial. A iluminação artificial está localizada com regimes de funcionamento flexíveis, adequados a cada actividade desportiva.

Relembre-se que no ano transacto o Município de Braga dotou este espaço de novas valências desportivas, com a criação de dois campos de padel, e a entrada foi também alvo de melhoramentos significativos, funcionando simultaneamente como zona de lazer para utilizadores e população.