O presidente da República esteve esta segunda-feira de manhã no Regimento da Cavalaria n.º 6, em Braga, para reforçar que os militares do Exército português são “insubstituíveis” e “os melhores dos melhores”.

Depois de, no primeiro mandato, ter iniciado as visitas pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa adiantou que, desta vez, decidiu começar “pelas unidades e não começar pelo topo”.

Em Braga, já depois das honras militares e de ter assistido a uma demonstração das viaturas, o chefe de Estado exaltou a “versatilidade, boa preparação física, proficiência técnica e capacidade tática” militares do Regimento de Cavalaria n.º 6, historicamente reconhecidos como “dragões”.

“Somos sempre os melhores dos melhores. Em Paris, na comemoração do século do fim da Grande Guerra, na presença de presidentes de vários países de vários continentes, ouvi o presidente da República Centro-Africana dizer que os portugueses eram, de longe, os melhores que lá estavam. E estavam militares de países latino-americanos, europeus, africanos, um ou outro asiático”, adiantou Marcelo Rebelo de Sousa, debaixo da chuva intensa que se fez sentir durante a manhã.

O chefe de Estado aproveitou para aplaudir o contributo do Exército em missões no país, como é exemplo o combate à pandemia. “Na caso da covid-19, [estiveram] nos lares, nas escolas, na sensibilização, na vacinação”, concluiu.

In “JN”