Na última deslocação europeia do ano, a equipa minhota procurava sair de cena da melhor maneira, ou seja, vencendo. A tarefa é que parecia hercúlea, uma vez que o registo lusitano em solo alemão costuma deixar a desejar. Ainda para mais, as águias negras nunca tinham perdido em casa frente a equipas portuguesas e o Vitória SC ainda não tinha vencido nesta competição este ano.

Os minhotos, já eliminados da competição, entraram destemidos na partida e a fazer lembrar o jogo de Londres, iniciaram muito bem o desafio e colocaram-se em vantagem muito cedo. Numa jogada polémica, em que os alemães reclamaram falta, o jogo prosseguiu e Rochinha, solto no corredor direito, recebeu o passe e atirou a contar, marcando o seu segundo golo europeu e inaugurando o marcador na Commerzbank Arena.

Ivo Vieira renovou a equipa por completo, promovendo nove alterações em relação ao último jogo com o Portimonense, deixando apenas Pedrão e Pêpê no onze inicial, mas o Vitória não deixou de apresentar-se em campo com um onze competitivo, com Rochinha e Davidson sobre as alas no apoio direto a André Pereira.

O Eintracht também levou este jogo muito a sério, com Adi Hütter a promover apenas uma alteração em relação à equipa que bateu o Arsenal em Londres, com Sebastian Rode a render Gelson Fernandes, mas mais uma vez com André Silva e Gonçalo Paciência, com o apoio de Kamada, no ataque. A verdade é que os alemães precisavam de vencer para não ficarem dependentes do resultado de Liège onde o Standard, ainda na luta, recebia o Arsenal.

O jogo começou com um Eintracht de tração à frente, com os alemães a procurarem levar o jogo rapidamente para a área de Miguel Silva, mas com um Vitória muito equilibrado, não só a defender, mas depois também na forma como saía depois para o ataque, com critério, procurando os espaços livres e obrigando os alemães a recuarem em toda a linha.

Ivo Vieira, treinador do V. Guimarães, em declarações à Sport TV, depois do triunfo sobre o Eintracht (3-2), em Frankfurt, em jogo da última jornada da Liga Europa:

[Primeiro triunfo na última jornada]

– Sinto-me muito orgulhoso daquilo que os meus jogadores fizeram, hoje ficou a marca do que o Vitória fez nos jogos europeus. Nos outros jogos procuramos esta vitória, a nossa equipa merecia mais pontos do que aqueles que somou.

[Que pontos é que o Vitória podia ter somado mais?]

– Não podemos estar aqui a especular, mas em Londres frente ao Arsenal estivemos a ganhar por duas vezes e acabámos por perder o jogo em dois lances de bola parada. Em casa também fomos mais fortes do que o Arsenal e não conseguimos ganhar. Com o Eintracht em casa também podíamos ter ganho. Mas foram bons jogos e muito importantes para o crescimento da equipa.

[Sobre o apoio do adeptos]

– Queria dizer ainda aos nossos adeptos que estiveram aqui mais uma vez a criar um grande ambiente. Eles acreditam naquilo que fazemos e nós vamos tentar continuar a conquistar o máximo de pontos possível, já não nesta competição, mas no campeonato. Temos e ser muito fortes como fomos hoje.

[Ambições na Taça da Liga e no campeonato]

– Aquilo que prometo é o mesmo que disse na minha chegada, que é lutar tanto como eles para conseguir o maior número de vitórias possíveis. É isso que podem exigir de nós. Tenho a consciência tranquila quanto ao nosso trabalho, é óbvio que nem todos os jogos correm como queremos, mas não deixaremos de lutar. O que os outros pensam e imaginam, não nos importa muito, o que importa é a nossa dedicação e o nosso esforço.

Gonçalo Paciência, avançado do Eintracht Frankfurt, em declarações à Sport TV, depois da derrota diante do V. Guimarães (2-3), em jogo da última jornada da fase de grupos da Liga Europa:

[Costuma marcar com o pai [Domingos] a assistir, não foi o caso esta noite]

– Não foi um bom jogo para nós, apesar de termos reagido bem ao primeiro golo do Vitória. Depois o Vitória mostrou a qualidade que já tinha mostrado nesta Liga Europa. Parabéns ao Vitória que em quase todos os jogos teve momentos em que foi superior aos adversários, mesmo frente ao Arsenal.

[Apesar de tudo, o Eintracht segue em frente]

– Valeu a nossa maturidade por ter conseguido resultados melhores nos jogos anteriores. Devíamos ter feito muito mas esta noite, mas não estamos num bom momento. Toda a gente sabe que nisto no futebol as coisas mudam muito facilmente, um golo, uma vitória e tudo muda, mas é claro que nesta altura não estamos num bom momento.

[Vai ficar agora à espera do FC Porto a seguir?]

– Estou à espera é de recuperar para o próximo jogo do Eintracht. O FC Porto agora pouco interessa, estou aqui e estou focado no Eintracht.