O forte vento sentido durante a madrugada provocou danos e várias quedas de árvores durante a madrugada, na cidade e no concelho de Braga, levando à mobilização de bombeiros, proteção civil e agentes de autoridade.
Cerca das 02:38, o forte vento provocou a queda de elementos de um prédio que levou ao corte de uma das artérias de acesso ao centro histórico da cidade de Braga, na freguesia de São Victor.
Foto: BV Braga
Para além dos bombeiros voluntários de Braga, também a PSP foi chamada ao local, uma vez que a via ficou bloqueada pelos destroços.
Poucos minutos depois, registo de três quedas de árvores no concelho, em Nogueiró, Tenões e, novamente na cidade, em São Vicente. Ao mesmo tempo, em Maximinos, queda de um placard publicitário levou a nova intervenção dos soldados da paz.
Foto: BV Braga
Foto: BV Braga
Há ainda registo de, pelo menos, mais 33 ocorrências no concelho de Braga, maioritariamente devido à queda de árvores, durante a madrugada.
Para esta quinta-feira, durante a tarde, são esperadas rajadas de vento superiores às sentidas durante esta madrugada, podendo chegar aos 130 km/h horários nas terras altas.
Aviso vermelho
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para vermelho o aviso relativo aos distritos de Braga e Viana do Castelo devido à previsão de chuva forte e persistente esperadas esta quinta-feira.
O aviso do IPMA vigora entre as 12:00 e as 21:00 em Braga, e entre as 12:00 e as 18:00 em Viana do Castelo, adianta o instituto em comunicado divulgado esta noite.
Segundo o IPMA, prevê-se chuva “forte e persistente, podendo ser acompanhado de trovoada”.
No aviso relativo ao vento, nos distritos do Minho podem ser registadas rajadas de vento entre os 100 e os 130 quilómetros por hora.
Braga e Viana mantêm-se, entre esta noite e o próximo sábado, sob aviso laranja para precipitação, vento ou agitação marítima.