Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, em comunicado nas redes sociais, faz uma analogia a São Pedro como sendo um “bom amigo” para que os serviços municipais do Município de Braga possam “tapar buracos” em várias vias da cidade de Braga.

“Se hoje vir os Serviços Municipais a reparar buracos em diversas estradas do Concelho, o mérito não é da sua carta ao Pai Natal mas antes da ajuda do S. Pedro, que finalmente propiciou o clima necessário a efectuar tais intervenções”, pode ler-se no comunicado.

“Ao longo dos últimos meses, a chuva incessante não só acelerou a degradação dos pisos como impedia qualquer resposta, mesmo de carácter paliativo nas diversas vias” complementa, ao ponto de responder nas redes sociais a munícipes desagradados com o estado das estradas no concelho de Braga.

egundo o edil, a intervenção prende-se, não só nas estradas que são responsabilidade da autarquia, como das vias nacionais, a cargo da Infrestruturas de Portugal, dando como exemplo a variante da estação de comboios e a via da Falperra.

“A este propósito, convém também referir que o Município de Braga celebrou em 2018 um acordo quadro que permitirá um investimento de 5 milhões de euros, em quatro anos, só para pavimentação de vias”, acrescenta.

As próximas vias a serem intervencionadas neste âmbito são a Rua Jaime Sotto Mayor, a Variante de Real e a Rua 8 de Setembro, anunciou.

Seguir-se-ão “intervenções profundas” na variante da Encosta, na Rua Costa Gomes e no acesso ao Parque Industrial de Padim da Graça.

“Entre vários outros, estão a ser elaborados projectos para reta de Ruães, para os quarteirões envolventes ao Braga Parque, ou a variante do Fojo”, aponta.

“Acrescem a estas iniciativas, os apoios diretos a diversas juntas de freguesia para execução de pavimentos, alargamentos e muros em diversas vias”, acrescenta.

Refere ainda Ricardo Rio que o município irá investir “mais de 8 milhões de euros só até ao final de 2020”.