Uma criança de 10 anos ficou em estado muito grave após embater de bicicleta contra um muro de pedra, em Venda Nova, concelho de Montalegre, esta quarta-feira à tarde.

De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Salto, Hernâni Carvalho, o acidente ocorreu cerca das 15.30 horas. O rapaz, Luís Carlos Gomes, residente em Salto, seguia de bicicleta por uma estrada com declive acentuado, terá ganhado velocidade e acabou por chocar violentamente contra o muro de uma residência da Venda Nova, povoação próxima de onde vivem os avós.

Quando os bombeiros chegaram ao local encontraram o rapaz “inconsciente, com traumatismos diversos, nomeadamente na cabeça”, salientou o comandante, ao JN, frisando que o prognóstico era “muito reservado”.

Por causa da gravidade dos ferimentos, foi solicitada a intervenção do helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estacionado em Macedo de Cavaleiros, mas não terá tido condições para descolar.

Luís Carlos Gomes acabou por ser transportado para o Hospital de São João, no Porto, numa ambulância dos bombeiros de Salto com o apoio da ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) dos Bombeiros Voluntários de Montalegre.

As circunstâncias em que se deu o acidente e as causas para ter ocorrido tão violento embate contra o muro de pedra ainda estão a ser apuradas pelas autoridades.

Estiveram envolvidos nas operações de socorro 10 operacionais e cinco viaturas, entre bombeiros de Salto, da SIV Montalegre, da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM de Braga e da GNR de Montalegre.