Pelo menos nove pessoas acabaram em serviços de urgências hospitalares, durante a madrugada desta quarta-feira, por queixas de agressões, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Outras 19 foram transportadas por consumo excessivo de álcool, disse a mesma fonte.
Por entre agressões na via pública, em discotecas ou no domicilio, registaram-se, pelo menos, sete transportes hospitalares levados a cabo por corporações de bombeiros e, pelo menos, duas vítimas transportadas em viaturas particulares.
O distrito de Braga foi onde ocorreram maior número de queixas de agressões – oito -, enquanto que o Alto Minho registou apenas uma, em Valença, cerca das 07:00 horas desta quarta-feira.
Comecemos por Viana. Uma vítima sofreu ferimentos ligeiros, após agressões na Rua das Tróias, sendo transportada para o Hospital de Viana pelos Bombeiros de Valença.
Já no distrito de Braga, o primeiro registo de agressão com entrada no serviço de urgências decorreu em Barcelos, na freguesia de Vila Frescainha. A vítima queixou-se de ter sido agredida, sendo transportada para a unidade hospitalar local. Pouco passava das 01:15 horas.
Pelas 02:11, novo registo de agressão, desta feita na via pública, em São Víctor, Braga, que poderá não estar alheia aos eventos da passagem de ano. Um homem foi transportado para o Hospital de Braga com ferimentos considerados ligeiros.
Nas duas horas seguintes, não houve registo de agressões, mas de seis intoxicações alcoólicas, em vários pontos do distrito.
Pelas 04:15, uma mulher de 35 anos foi agredida em pleno centro histórico de Guimarães, motivando a sua hospitalização.
Depois de mais quatro registos de intoxicações alcoólicas, nova agressão é registada às 05:20, em Santo Emilião, freguesia do concelho da Póvoa de Lanhoso. Uma vítima foi transportada para a unidade hospitalar de Braga.
Cerca de 10 minutos depois, uma rixa à porta da Discoteca Rauliana, em Ribeirão, Famalicão, provoca dois feridos. Foram encaminhados para o hospital pelos próprios meios, ao que conseguimos apurar.
Pelas 08:35, já de manhã, uma pessoa queixava-se de ter sofrido ferimentos ligeiros na sequência de agressões, embora a mesma estivesse “notoriamente embriagada”. Foi transportada para o Hospital de Guimarães pelos bombeiros locais.
No distrito de Braga foram registadas 15 intoxicações etílicas, ao que tudo indica, derivadas do consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
No Alto Minho, há registo de duas intoxicações em Ponte de Lima e outras duas em Caminha.