Mais de metade das empresas portuguesas presentes na maior feira de têxteis para o lar e hotelaria, a realizar na Alemanha, entre 7 e 10 de janeiro, são de Guimarães.

A Heimtextil é conhecida mundialmente como o maior expositor de produtos têxteis para o lar e hotelaria e este ano volta a ter uma grande representatividade pela parte das empresas de Guimarães. Num total de 78 empresas portuguesas neste certame, a decorrer de 7 a 10 de janeiro, mais de 50% são oriundas de Guimarães, num total de 43.

As empresas do projeto “Guimarães Marca” marcam presença em grande número como são os casos da AC Limpex, AllCost, Apertex, António Salgado & Ca, Be Stitch, Chrisometex, Crispim Abreu, Domingos de Sousa & Flhos, Sampedro , Fábrica de Tecidos do Carvalho, Lameirinho, Lumatex, Mi Casa es Tu Casa, Lasa, Moretextil, Neiperhome, Pereira & Freitas, Rosacel, Vital Marques Rodrigues, J. F. Almeida, Têxteis Leiper, Têxteis Penedo, Traços Singelos e Villafelpos.

Em representação do Município de Guimarães está o Vereador da Divisão de Desenvolvimento Económico, Ricardo Costa, e a Chefe de Divisão, Marta Mota Prego.

A Heimtextil atrai anualmente cerca de 3 mil expositores e 65 mil visitantes. Na edição deste ano, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) serão apresentados e discutidos num espaço interativo na área Green Village e, pela primeira vez, divulgados no Green Directory, um guia que contém todos os expositores da feira que recorrem a métodos de produção amigos do ambiente.

No segundo dia do certame, a 8 de janeiro, o secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, vai visitar os expositores portugueses na Heimtextil.