Uma onda de furtos de viaturas tem vindo a assolar o distrito de Braga com especial incidência nos concelhos de Braga, Barcelos e Famalicão, informou de fonte do comando territorial da GNR, em Braga.
Durante a madrugada desta sexta-feira, uma carrinha de mercadorias foi roubada em Maximinos, cidade de Braga, deixando os proprietários visivelmente transtornados.
A denúncia foi feita por Marta Fernandes, salientando que a carrinha é “o ganha pão” da família. “Quem nos conhece, sabe que trabalhamos muito para ter um pouco de qualidade de vida, mas a vida é mesmo assim, uns trabalham como burros e outros andam na boa vida a roubar”, aponta.
O caso de Marta não é isolado. Ao longo das últimas semanas, são várias as queixas de viaturas furtadas nas cidades de Braga, Famalicão e Barcelos.
No concelho famalicense, há registo de, pelo menos, dez viaturas alvo de furtos no seu interior, nas freguesias de Nine, Louro, Cavalões, Outiz e Gondifelos.
Já em Barcelos, nem uma carrinha de um clube de futebol escapou, em Lijó. Essa carrinha acabou por servir aos larápios como meio de transporte para assaltar outros veículos.
Fonte da GNR disse a O MINHO que, em conjunto com a PSP, estão a ser levadas a cabo diligências para reduzir esta vaga de furtos.
Vários assaltantes em prisão preventiva
Desde o início de 2020, são já vários os suspeitos de assalto que se encontram em prisão preventiva, depois de terem sido detidos. O caso mais recente aponta para dois homens suspeitos de assaltar mais de uma dezena de postos de combustível e outros estabelecimentos comerciais.
Foram apanhados pela GNR, na A28, depois de terem agredido uma funcionária de um desses postos, em Balasar (concelho da Póvoa de Varzim) e de terem assaltado, à mão armada e de cara destapada, um café em Fradelos, Famalicão.
Também um outro alegado assaltante, um jovem bracarense, foi detido na sequência de ser suspeito de, pelo menos, doze furtos, só na cidade de Braga. A captura do meliante foi anunciada em conferência de imprensa pelo comando distrital da PSP de Braga.