O Município de Braga vai avançar com a realização da hasta pública para a alienação do edifício denominado ‘Fábrica Confiança’, que terá um valor base de 3,6 milhões de euros. O acto público terá lugar a 14 de Fevereiro, no gnration, com início às 10h30.

Após a aprovação do Pedido de Informação Prévia (PIP) que contou com parecer favorável do Conselho Nacional de Cultura, o Município elaborou um caderno de encargos que, além de salvaguardar integralmente a volumetria da antiga fábrica, prevê a construção, nos terrenos adjacentes, de um novo edifício destinado exclusivamente a residência universitária.

O documento, que está disponível para consulta no Balcão Único e no site da Autarquia, prevê a criação no edifício principal de um centro interpretativo/museu da memória da Confiança e serviços de apoio à residência universitária com capacidade para 300 unidades de alojamento.

Com esta estratégia arquitectónica será possível repor a integridade do antigo edifício, salvaguardando-se a memória e o espaço da Via Romana XVII, e retomar a Rua do Pulo que havia sido interrompida no passado com a ampliação das instalações fabris.

O caderno de encargos garante a memória e integridade do edifício e potencia a ligação à Cidade, em especial à Universidade do Minho.

O regulamento, bem como o Pedido de Informação Prévia estão disponíveis em: http://bit.ly/hastapublica