O candidato único às eleições deste sábado para a liderança da comissão política concelhia do PS de Guimarães arrecadou 672 votos, num total de 703 votantes, anunciou fonte do partido.

Luís Soares foi assim reconduzido na liderança dos socialistas vimaranenses sob o lema “Todos a Somar”, depois de ter sido anunciada a desistência de Paulo Freitas do Amaral, candidato anunciado anteriormente.

Apoiante de Domingos Bragança, atual presidente da Câmara de Guimarães, Luís Soares reforça o peso político num dos mais importantes bastiões socialistas da região do Minho, com uma palavra a dizer nas próximas eleições federativas.

Novos ventos socialistas sopram de Guimarães em busca de derrubar Joaquim Barreto, atual líder da Federação Socialista do distrito de Braga, movidos pela insatisfação patente aquando da elaboração da lista de deputados à Assembleia da República.

Ricardo Costa, vereador no executivo, já assumiu o interesse em ser candidato, apesar de Barreto ainda não ter dado nota de uma eventual recandidatura. Para reforçar o bastião de apoio a Costa, Luís Soares é peça fundamental no concelho fundador da nação.

As eleições para as concelhias dos distritos de Braga e Viana do Castelo decorreram durante a tarde deste sábado, inseridas nas eleições a nível nacional. As últimas urnas encerraram às 22:30 divulgando, de seguida, os números oficiais.