Associação Vimaranense de Hotelaria classifica como “intolerável” a atitude de duas clientes do restaurante Garfo & Faca que terão discriminado funcionária brasileira e pondera avançar com processo.

A Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) diz ter tido conhecimento de um episódio de racismo e xenofobia no restaurante Garfo & Faca, localizado no centro histórico de Guimarães. De acordo com o relato enviado às redações, duas mulheres portuguesas terão discriminado a funcionária responsável da sala por ser brasileira a trabalhar num restaurante que serve “comida típica da Península Ibérica”.

Elisa Ribeiro, brasileira e proprietária, juntamente com o marido, do restaurante, explicou a ementa, mas recebeu gargalhadas e troça. “E foi então que uma das senhoras pediu-me para falar em inglês, uma vez que a mesma era professora de inglês”. “Fiquei chocada, no entanto tentei prosseguir com calma e educação. Tentei chamar a senhora à razão, que estávamos em Portugal, ela era portuguesa e eu brasileira, logo a comunicação era simples e facilitada e não havia necessidade de falar inglês. Mas de nada serviu, pois a senhora troçou novamente”, escreve Elisa Ribeiro, funcionária e proprietária do espaço.

A AVH diz que o que aconteceu é “intolerável”. “Guimarães é uma cidade acolhedora e pacata, não pode haver lugar para xenofobia, racismo ou outras formas de agressão/abuso”, escreve a instituição em comunicado. “É fulcral atuar, e fazer algo para a erradicação destes problemas. Estamos absolutamente solidários com os proprietários do estabelecimento e queremos condenar, publicamente, o que se passou. Estamos, de igual modo, a ponderar processar as pessoas que protagonizaram o incidente”.

Uma das protagonistas é, de acordo com o relato, professora de inglês, e terá interpelado outra funcionária para perguntar: “Você já fala português?”. Alertada para a atitude discriminatória, a cliente terá importunado a sala, dizendo que os brasileiros “falam tudo errado”.

As clientes saíram do estabelecimento após a ameaça de ser chamada a polícia. “Estas, não contentes, procuraram difamar os proprietários no Tripadvisor (tendo sido, de pronto, censuradas por quem assistiu a tudo, nomeadamente outros clientes que se encontravam no local)”, reforça ainda a AVH.