Evento destacou mérito estudantil e homenageou professores e investigadores

A Universidade do Minho assinalou hoje o seu 51.º aniversário com uma sessão solene no Salão Medieval do Largo do Paço, em Braga. A cerimónia reuniu figuras de destaque da academia e da comunidade, contando com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre.

Durante o evento, Sofia Oliveira, melhor aluna da Licenciatura em Direito, recebeu o prémio de mérito ‘Dr. Francisco Salgado Zenha’. O Município de Braga distinguiu também Larissa Martins, melhor aluna da Licenciatura em Administração Pública, com o prémio ‘Câmara Municipal de Braga’, embora a estudante não tenha podido estar presente.

A sessão incluiu discursos do Presidente do Conselho Geral da UMinho, Alberto Martins, do Reitor da Universidade, Rui Vieira de Castro, e do Presidente da Associação Académica, Luís Guedes. O programa contou ainda com o tradicional cortejo académico e a entrega de medalhas e diplomas do título de Professor Emérito a Fernanda Proença, Leandro Almeida e Licínio Lima, bem como a atribuição do Prémio de Mérito Científico e, pela primeira vez, do Prémio de Mérito na Docência.

Os momentos musicais foram protagonizados pelo Coro Académico da UMinho e por um Ensemble de Metais do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (DM-ELACH).