A Protecção Civil de Braga “está atenta” ao contexto do Coronavírus e já solicitou à Direcção-Geral de Saúde as “instruções” a adoptar, tendo em conta que a cidade se prepara para receber milhares de atletas e turistas com competições e Semana Santa.

A cidade de Braga prepara-se para receber vários milhares de atletas e turistas muito brevemente com a realização do evento European Master Athletics Championships Indoor (EMACI 2020) já em Março e logo a seguir, já em Abril, com as Solenidades da Semana Santa. O vereador da Protecção Civil do Município de Braga, Altino Bessa, garante que já foram pedidas indicações específicas à Direcção Geral de Saúde (DGS) para a adopção de “medidas preventivas” relativamente ao Coronavírus com vista a “minimizar” qualquer possível risco.
“A Protecção Civil de Braga está atenta e já solicitou à DGS que desse instruções e orientações da forma como o Município de Braga deve proceder durante a realização destes eventos – o EMACI 2020 e a Semana Santa – no sentido de estar prevenido e minimizar um eventual risco”, indicou o vereador Altino Bessa.

“Não é nenhuma situação alarmista, mas estes eventos que trazem milhares de pessoas à cidade, como é o caso desta competição de atletas veteranos, que terá atletas de várias partes do mundo e principalmente da Europa, nós, Protecção Civil de Braga, queremos perceber junto da DGS qual é o tipo de abordagem a adoptar”, apontou.
“Tendo em conta a situação do alerta relativo ao Coronavírus e no decorrer da activação do dispositivo de saúde pública, solicitámos o envio de critérios aplicáveis actualmente na definição matriz de ‘avaliação de risco’, bem como de informações e recomendações direccionadas para o tipo de evento em questão com a maior brevidade”, referiu o vereador.

No fundo, “queremos indicações do que temos que fazer como forma de prevenção e de actuação para garantir uma maior segurança quer aos atletas, quer turistas, quer aos habitantes locais”.
Refira-se que só em competição do EMACI, que vai ter lugar no Altice Forum Braga entre os próximos dias 15 e 21 de Março, vão participar 2900 atletas veteranos vindos de vários países e de várias partes do globo. Só de Espanha estarão presentes 700 atletas, com especial relevo para a Espanha, Grã-Bretanha, Alemanha, França e Itália. Na sua totalidade, estarão representados 41 países, contando com Portugal.