O campeonato europeu para atletas veteranos (European Master Athletics Championship Indoor) marcado para março, em Braga, foi adiado para janeiro de 2021, foi hoje anunciado.

Em nota enviada à redação pela a Câmara de Braga dá conta do adiamento, “face aos recentes desenvolvimentos em torno do novo Coronavírus (COVID-19)”.

A decisão surge depois de um parecer unânime saída de uma reunião levada a cabo esta quarta-feira, da comissão municipal de Proteção Civil, mencionando “auspensão de eventos ou iniciativas públicas, realizados quer em locais fechados quer em locais abertos ao público”.

Por ser em recinto fechado, comportar mais de 3.200 pessoas, vindos de vários países, alguns com “forte incidência do Covid-19”, muitas delas com média de idade particularmente elevada, sendo, por isso, um “grupo de risco”.

“Esta análise constatou ainda que quaisquer medidas de contenção que pudessem ser adotadas para reduzir o risco de disseminação da doença não seriam, no contexto desportivo em que seria realizado, garantia suficiente para reduzir o risco de transmissão da doença”, explica a mesma nota.

“Perante o exposto, e face à impossibilidade de assegurar a segurança e a saúde dos participantes, organização, juízes e voluntários, mas também da própria cidade e seus habitantes, a decisão passou por adiar o evento que irá decorrer de 10 a 17 de janeiro de 2021”, diz a autarquia.

O documento termina apontando que esta conduta não deve “ser generalizada perante outros eventos de tipologia diversa que decorram no município de Braga”.