A Câmara de Guimarães decidiu cancelar a partir de hoje eventos públicos promovidos pelo município e encerrar equipamentos culturais, desportivos e feiras devido ao surto de Covid-19, o que afeta concertos como o de Camané e Mário Laginha.

Em comunicado enviado hoje à Lusa, a autarquia refere que, como medidas para prevenir a proliferação de Covid-19, até 05 de abril são encerrados espaços como a Biblioteca Municipal Raul Brandão e respetivos polos, Centro Cultural Vila Flor, Casa da Memória de Guimarães, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Loja Oficina, Curtir Ciência – Ciência Viva de Guimarães, piscinas municipais, os pavilhões Multiúsos, Inatel e Academia de Ginástica.

É ainda restringida a utilização externa dos pavilhões escolares.

O encerramento dos espaços culturais levou ao cancelamento ou adiamento de toda a programação cultural a cargo da autarquia e nos espaços por ela geridos, pelo que o festival literário Húmus, a decorrer até sábado, “será reagendado”, segundo disse à Lusa fonte da autarquia.

Quanto à programação do Centro Cultural Vila Flor, esta medida de prevenção afeta a realização dos concertos de Camané e Mário Laginha, Afonso Cabral e Matt Elliot, assim como as atividades previstas para as férias da Páscoa, situação que se repete na Casa da Memória com as Oficinas previstas a serem canceladas.

Quanto ao pavilhão Multiúsos, são assim cancelados os espetáculos de Rui Sinel De Cordes, Ana Carolina, o Levanta-te e Ri e o concerto de Michel Teló.

O comunicado da autarquia refere também a “suspensão de todas as feiras no território concelho: Feira Retalhista de Guimarães (sextas-feiras), Pevidém e São Torcato (sábados), Caldas das Taipas (segundas-feiras) e o Mercado da Segunda Mão, de domingo a 05 de abri.

A autarquia de Guimarães cancelou ainda “todas as visitas de lazer, turismo ou de âmbito cultural ao edifício da Câmara Municipal”, sendo que apela a que os serviços camarários sejam procurados “apenas para situações urgentes”.

A reunião descentralizada agendada para Selho S. Lourenço/Gominhães é também desmarcada, pelo que o executivo irá reunir-se no local habitual.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.200 mortos, tendo infetado mais de 117 mil pessoas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu para 59 em Portugal, mais 18 do que os contabilizados na terça-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, divulgado hoje com dados atualizados às 00:00, há 83 casos que aguardam resultado laboratorial. No total, desde o início da epidemia, registaram-se 471 casos suspeitos.

Segundo a DGS, há ainda 3.066 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde, um aumento face aos 667 divulgados na terça-feira.

A região Norte continua a ser a que regista o maior número de casos confirmados (36), seguida da Grande Lisboa (17) e das regiões Centro e do Algarve, ambas com três casos confirmados da doença.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, estando neste momento em quarentena.

O Governo português decidiu suspender todos os voos com destino ou origem nas zonas mais afetadas em Itália, recomendando também a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas.