Município promove iniciativa “Bicloturmas” com o objetivo de ensinar a pedalar de forma segura e responsável

Iniciativa decorre este sábado e domingo, na Plataforma das Artes (09h30 às 12h30 / 14h30 às 17h30).

O Município de Guimarães promove a iniciativa “Bicloturmas”, com o objetivo de ensinar a pedalar de forma segura e responsável, integrando o conjunto de políticas do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, para a promoção dos modos suaves, e em resultado da candidatura ao Fundo Ambiental, programa “EduMove-te: Educar para a mobilidade sustentável”.

As primeiras aulas decorrem este sábado (28 de setembro), entre as 09h30 e as 12h30 e das 14h30 e as 17h30, na Plataforma das Artes, no âmbito da programação da Green Week  e na sequência da Semana Europeia da Mobilidade.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, não têm limite idade mediante acompanhamento no caso de menores de idade pelo respetivo encarregado de educação e podem ser feitas no seguinte link:

Passeio em Bicicleta “Famílias & Escolas”

No âmbito da candidatura ao Fundo Ambiental, programa “EduMove-te: Educar para a mobilidade sustentável”, estão previstas outras ações que irão decorrer também durante o próximo fim de semana, designadamente o passeio de bicicleta em família, no domingo (29 de setembro), pelas 10h00, com saída na Alameda São Dâmaso. Este passeio pretende mostrar que é possível utilizar a bicicleta como meio de transporte e elucidar muitos dos percursos da cidade. Caso necessite de uma bicicleta para participar no passeio, o Município de Guimarães disponibilizará gratuitamente, no âmbito da Green Week, e na sequência da Semana Europeia da Mobilidade, 24 bicicletas espalhadas pelos seis parques de estacionamento municipais. Basta estacionar o seu automóvel no parque de estacionamento e levantar a bicicleta.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e podem ser feitas no seguinte link:

Espaço de partilha de experiências “Ciclo-Oficinas”

Pretende-se ainda promover a partilha de experiências para a realização de pequenas reparações nas bicicletas, feitas voluntariamente e suportadas pelos equipamentos disponibilizados pelo Município, e onde se capacita o utilizador para a utilização independente e despreocupada da bicicleta. A iniciativa realiza-se este sábado, entre as 14h00 e as 18h00, na Alameda de S. Dâmaso.