Estava desaparecido desde domingo

O jovem de Guimarães que estava desaparecido desde a manhã de domingo, foi encontrado vivo por volta das 18:00 desta quarta-feira, dentro de água, debaixo da Ponte da Barrinha, em Esmoriz, Ovar.

Daniel Ribeiro, de 22 anos, está bem e consciente, a colaborar com vários socorristas dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz e da equipa de medicina e enfermagem da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM, oriunda do Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira.

As roupas e o calçado do jovem residente na freguesia da Costa, já tinham sido encontradas por volta do meio-dia, a cerca de um quilómetro do local onde no fim de semana esteve no Festival Sound Waves, que decorreu na zona balnear de Esmoriz, no norte do concelho de Ovar.

Daniel Ribeiro tinha sido visto pela última vez no domingo de manhã, durante o festival de música eletrónica.

Segundo as informações dos amigos com quem tinha arrendado uma casa, em Esmoriz, ausentou-se do grupo para comprar água, deixando de ser visto desde então, tendo eles participado o desaparecimento aos seus familiares.

Entretanto, o telemóvel de Daniel Ribeiro esteve ligado ao longo de segunda-feira, mas sempre incontactável, apurando-se pela localização celular do seu aparelho telefónico que a última passagem foi na zona da Barrinha de Esmoriz, onde foram intensificadas as buscas ao jovem.

A GNR usou cães-pisteiros, para além de ‘drones’ que permitem uma localização corporal muito aproximada.

As buscas realizadas pelas autoridades policiais e de socorro incluíra equipas de bicicleta nos passadiços em madeira da Barrinha de Esmoriz, na zona mais a norte do concelho de Ovar, bem como nos pinhais das imediações, perto de uma escola de surf, local onde nuns arbustos próximos foi encontrado o vestuário e calçado de Daniel Ribeiro.

Ao final da tarde desta quarta-feira nas buscas pelo jovem estiveram envolvidos cerca de duas dezenas de operacionais com o apoio de cinco viaturas e de uma embarcação vinda do Instituto Nacional de Socorro a Náufragos, para dar auxílio.

O desaparecimento do jovem foi comunicado à Polícia Judiciária de Aveiro. As buscas em Esmoriz foram coordenadas pela GNR através do Posto de Esmoriz e do Destacamento de Ovar, reforçados com operacionais do Comando Territorial da GNR de Aveiro.