O Vitória SC, cuja equipa principal de futebol compete na I Liga portuguesa, anunciou hoje a suspensão de todas as atividades desportivas “com efeitos imediatos e por tempo indeterminado”.

“No seguimento da deliberação de suspensão imediata das competições profissionais da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), o Vitória Sport Clube informa os seus associados e adeptos que todas as atividades do clube se encontram, com efeitos imediatos e por tempo indeterminado, suspensas”, lê-se no comunicado publicado hoje no sítio oficial dos vimaranenses.

O clube minhoto ia receber o Sporting, para a 25.ª jornada do escalão maior do futebol nacional, no sábado, às 20:00, e o seu treinador, Ivo Vieira, fez até a antevisão, mas a partida não se vai realizar depois da decisão tomada hoje pela LPFP, no âmbito da pandemia de Covid-19, responsável por 78 casos de infeção em Portugal, segundo a mais recente atualização, hoje, da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O Vitória informou também que os serviços administrativos, localizados no Estádio D. Afonso Henriques, vão encerrar, mantendo-se somente em funcionamento a loja do clube num dos centros comerciais da cidade, e apelou ao cumprimento das “instruções das entidades públicas”.

“Contamos com a compreensão de todos os associados, adeptos, utentes e trabalhadores do Vitória, apelando que encarem as instruções emanadas das entidades públicas com a seriedade e a consciência devidas”, refere a nota.

A suspensão das atividades desportivas do Vitória de Guimarães, avançou fonte oficial do clube à Lusa, abrange cerca de 2.000 atletas, repartidos por 14 modalidades – futebol, basquetebol, voleibol, polo aquático, atletismo, natação, ténis de mesa, judo, taekwondo, boxe, kickboxing, jiu jitsu, automobilismo e ‘e-sports’.

O novo coronavírus, responsável pela Covid-19, foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

Os casos de infeção confirmados já são mais de 125.000, repartindo-se por cerca de 120 países e territórios.