Com as suspensão das atividades letivas presenciais em todas as escolas pelo menos até 9 de abril, a inscrição nos exames nacionais estava em causa.

O Ministério da Educação lançou um comunicado, esta terça-feira, onde anuncia a possibilidade de fazer as inscrições para os exames nacionais do ensino básico e secundário de forma eletrónica. O período de inscrições decorre desde o dia 11 de março e até 24 de março.

No documento emitido pela tutela, define-se que as escolas devem disponibilizar “boletins de inscrição (modelo EMEC), em formato editável nas suas páginas eletrónicas”, disponíveis para descarregamento e preenchimento dos mesmos. Os alunos ou encarregados de educação (no caso de serem menores de idade) “enviam o referido boletim, devidamente preenchido, para o correio eletrónico disponibilizado pela escola”.

Para o caso dos alunos que já dispõem do boletim, poderão, em alternativa, “proceder ao seu preenchimento, digitalização e envio para o correio eletrónico disponibilizado pela escola”. Quem não tiver possibilidade de seguir este procedimento, poderá fazer a inscrição através deste formulário. É dever do estabelecimento de ensino garantir que todos os alunos procederam à inscrição: antes do fim do prazo, devem contactar o estudante ou encarregado de educação para alertar que o façam.

Deve ainda confirmar a receção de todos os documentos emitidos. No “caso de eventuais desconformidades”, as escolas deverão “contactar o encarregado de educação para as necessárias correções”, lê-se no comunicado.