O Sporting de Braga venceu, este domingo, na receção ao rival minhoto Moreirense por 2-0, em jogo da 20.ª jornada da Liga, que resolveu com golos anotados na segunda parte.

Após o nulo verificado ao intervalo, os arsenalistas, comodamente instalados no quarto lugar, entraram melhor na segunda parte e adiantaram-se logo aos 48 minutos, por Al Musrati, tendo ampliado aos 72, por Ricardo Horta, na conversão de uma grande penalidade, frente a um Moreirense que somou o terceiro encontro sem vencer, segunda derrota consecutiva.

Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a vitória sobre o Moreirense, por 2-0:

O Moreirense, na primeira parte, teve características diferentes com dois avançados, utilizou um jogo mais direto para ganhar a primeira e segunda bola. Estávamos preparados para outro tipo de jogo e a equipa teve algumas dificuldades, com alguma desconexão do bloco com os jogadores da frente. A primeira parte não foi boa, pelo contrário. Na segunda parte, cumpre-nos retificar coisas para imprimir dinâmica. O Yan Couto entrou muito bem a fazer o corredor, o André [Horta] ocupou uma segunda linha do meio campo e o Abel [Ruiz] e o Ricardo [Horta] ligaram muito bem o jogo porque o Vítor esticou a linha defensiva e abriu espaços entre linhas. Isto deu melhorias logo no primeiro minuto da segunda parte. Ameaçámos, tranquilizámos o nosso jogo. Seria injusto pela forma como o Moreirense se bateu, fundamentalmente na primeira parte, um resultado mais volumoso.

Ricardo Sá Pinto, treinador do Moreirense, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota diante do Sp. Braga, por 2-0:

«[Análise ao jogo e golo sofrido aos 48 minutos] A primeira parte foi muito bem conseguida da nossa parte, até fomos superiores, com uma atitude competitiva muito boa e merecíamos algo mais. Na segunda, contava com a mesma forma de estar, não deixar o Sp. Braga construir e pensar, continuarmos compactos. Sabíamos que o Sp. Braga ia arriscar com jogadores mais ofensivos. Mas a estrutura manteve-se igual. Foi pena aquele golo numa bola parada. A equipa vinha com um ânimo tão bom da primeira parte e queria surpreender, mas esteve equilibrada. Depois, a equipa sentiu o segundo golo e percebemos que ia ser difícil. Fomos muito penalizados com aquilo que o Sp. Braga fez ofensivamente. Levo daqui coisas positivas, em termos de atitude, entrega, a forma de estar competitiva, corajosa, pressionante. O Sp. Braga tem muitas individualidades, temos de saber respeitar a valia deles. Temos de continuar a melhorar, tirar ilações e transportar para o jogo com o Belenenses em casa. Não gosto de perder, mas também não gosto de sair com saco cheio. Vi uma equipa que quer muito ganhar e conseguir resultados positivos. Só saio daqui triste com o resultado.

[Dois avançados na frente] Optámos por jogar com o André Luís mais como referência no ataque. O Rafael Martins jogou muitas vezes no Levante no corredor, está habituado. Quis dar mais capacidade ofensiva à equipa. Acho que responderam muito bem, criámos ocasiões, tivemos mais bola, mas falhámos na definição. Temos de continuar a trabalhar o processo ofensivo. Defensivamente, estamos preparados, sobretudo para enfrentar equipas da nossa valia. Criámos mais hoje do que contra o Santa Clara. É seguir este caminho, melhorar no último terço e consolidar. Gostei de muitas coisas, é continuar neste caminho.

[Regresso a Braga e troca de palavras com Carvalhal no fim do jogo] É sempre especial, fui muito bem tratado e tive resultados muito bons e marcantes para o clube. Isso deixa-me satisfeito. O Carvalhal é meu amigo há muitos anos, não o via há muito tempo e aproveitámos por falar até sobre o jogo e ele gostou da nossa equipa. Disse-me que houve detalhes que decidiram. Foi bom ver pessoas que não via há muito tempo. Pena o resultado, porque precisámos de pontos urgentemente. Mas o caminho está a ser feito e vamos chegar a eles.»

Veja aqui os melhores momentos do jogo desta tarde:

https://www.youtube.com/results?search_query=sc+braga+moreirense

Ficha de Jogo

Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Moreirense, 2-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Al Musrati, 48 minutos.

2-0, Ricardo Horta, 72 (grande penalidade).

Equipas:

– SC Braga: Matheus, Tormena (Paulo Oliveira, 75), Bruno Rodrigues, Diogo Leite, Fabiano (Yan Couto, 46), Castro (André Horta, 46), Al Musrati, Moura, Iuri Medeiros (Vítor Oliveira, 46), Ricardo Horta e Abel Ruiz (Rodrigo Gomes, 87).

(Suplentes: Tiago Sá, Yan Couto, Paulo Oliveira, Gorby, André Horta, Roger, Rodrigo Gomes, Mario González e Vítor Oliveira).

Treinador: Carlos Carvalhal.

– Moreirense: Pasinato, Matheus Silva, Artur Jorge, Rosic, Paulinho (Rodrigo Conceição, 82), Fábio Pacheco (Sori Mané, 63), Ibrahima (Mirralas, 82), Pedro Amador (Frimpong, 71), Yan Matheus (Derik, 71), Rafael Martins e André Luís.

(Suplentes: Kewin Silva, Rodrigo Conceição, Pires, Sori Mané, Frimpong, Derik, Galego, Ismael e Mirallas).

Treinador: Ricardo Sá Pinto.

Árbitro: João Pinheiro (Braga).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Tormena (23), Fábio Pacheco (35), André Horta (68) e Al Musrati (90+3).

Assistência: 5.621 espetadores.