Medida inclui estudo para dedução específica e alargamento dos encargos com juros de créditos à habitação

O Governo anunciou que irá incluir a atualização automática dos escalões do IRS a partir de 2025. Esta medida será acompanhada da atualização do mínimo de existência e do estudo para a atualização da dedução específica em função do IAS (Indexante dos Apoios Sociais), bem como do alargamento da dedução dos encargos com juros de dívidas relativas a créditos à habitação.

O líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, fez um ponto de situação das negociações entre a Aliança Democrática (AD) e o Partido Socialista (PS) sobre o IRS, sublinhando as divergências entre os partidos quanto ao modelo para a descida do imposto. Apesar disso, destacou os esforços do PSD e do CDS para alcançar um “consenso” com as outras forças políticas.

“Desde a primeira discussão, o grupo parlamentar do PSD procurou consensualizar junto dos outros partidos, o que não foi feito pelo PS. Procurámos dialogar com todos os partidos com representação parlamentar, e essa abertura ocorreu na Comissão de Orçamento e Finanças”, afirmou Hugo Soares, criticando a falta de reciprocidade dos demais grupos parlamentares.

Soares acusou o PS de não ter feito “nada” para se aproximar das propostas da Aliança Democrática e destacou a necessidade de “apressar o projeto para baixar os impostos sobre a classe média”. Revelou ainda uma aproximação em relação às propostas do PS e do Chega nos escalões mais baixos do IRS.

Com esta iniciativa, o Governo pretende simplificar o sistema fiscal e proporcionar maior justiça tributária, adaptando os escalões de imposto às condições económicas e sociais dos contribuintes.