A Câmara de Braga vai disponibilizar testes de despistagem da Covid-19 para todos os utentes e colaboradores dos lares de idosos do concelho, anunciou hoje o presidente da autarquia, Ricardo Rio.

“Vamos agendar, ainda hoje, uma reunião com a Segurança Social, a Comissão de Proteção Civil e a Delegação de Saúde Pública para definir as regras e os mecanismos em que o rastreio será feito, de modo a que seja o mais generalizado possível para utentes e profissionais dos lares”, referiu Ricardo Rio.

Segundo o autarca, em causa está um universo de “largas centenas” de pessoas e o rastreio será a expensas do município.

“Consideramos que, se não atuarmos atempadamente, a situação nos lares pode tornar-se uma bomba-relógio”, acrescentou.

Ricardo Rio falava durante uma visita ao centro de rastreio para despistagem da Covid-19 que hoje entrou em funcionamento no parque de estacionamento do Altice Forum de Braga.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 341 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram. Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia. Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Em Portugal há 23 mortes, três das quais registadas no concelho de Braga, e 2.060 infeções confirmadas. O país está em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.