Colégio Alfacoop Recebeu ‘Conversas de Abril’

Evento Cultural Promoveu Reflexões e Debates sobre o Legado do 25 de Abril

O Colégio Alfacoop, situado em Ruílhe, Braga, foi o palco de um encontro especial na quinta-feira, intitulado “Conversas de Abril – Onde o Passado Encontra o Futuro”. O evento reuniu um painel de palestrantes e membros da comunidade escolar para celebrar e debater os legados do 25 de Abril de 1974.

A cerimónia de abertura foi conduzida por Jaime Torres, membro fundador do Grupo de Música Tradicional Portuguesa – Canto Daqui, que emocionou a audiência com a interpretação da “Valsa da Càvado”, seguida de uma homenagem a António Macedo com a canção “Canta Amigo”.

Na sua intervenção, Carla Estêvão, diretora Pedagógica do colégio, realçou “a importância de ir além da sala de aula e reconhecer a luta contra a ditadura como parte essencial da história portuguesa, enfatizando que a liberdade não deve ser tomada como garantida”.

O moderador Diogo Martins, aluno do Curso Profissional de Multimédia, destacou “a importância de honrar aqueles que lutaram pela Liberdade e pela Democracia, além de ressaltar os testemunhos do legado do 25 de Abril em diversas áreas da sociedade portuguesa”.

As palestrantes Maria Manuel Marques e Maria da Graça Guimarães partilharam as suas experiências pessoais, revelando as transformações sociais ocorridas após a Revolução dos Cravos. Por sua vez, Secundino Azevedo, ex-soldado, trouxe uma perspectiva única sobre os acontecimentos da época, partilhando as suas vivências pessoais e o impacto direto que o 25 de Abril teve na sua vida e na comunidade ao seu redor.

A cerimónia de encerramento foi marcada por uma interpretação emocionante do coro do Colégio Alfacoop da icónica “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso.