A delinquência juvenil é um fenómeno em crescimento em Portugal e o perfil do fenómeno aponta para serem mais jovens, mais violentos e mais raparigas envolvidas na prática de crimes, apontou esta quarta-feira o jornal ‘Diário de Notícias’. Os dados foram apresentados na conferência sobre Segurança Urbana, organizada pelo Ministério da Administração Interna, na qual a PSP alertou para o aumento verificado em 2021 – segundo o intendente Hugo Guinote, “as vítimas mais frequentes” destes grupos “são também jovens”.

A PSP, segundo o responsável, distingue estes grupos dos gangues tradicionais, sendo caracterizados, de forma geral, pelo “insucesso escolar, famílias fragilizadas e percursos desviantes”, sendo constituídos por entre “3 e 30 elementos, sem organização”.

As forças policiais têm registado um crescendo de violência no país – só na região de Lisboa foram identificados 30 grupos, houve 153 jovens detidos e foram registados o triplo dos casos de homicídios e tentativas de assassinato.

O Governo está atento à situação e prepara-se para apresentar, esta quarta-feira, a Estratégia de Segurança Urbana. José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, destacou como prioridade “adotar uma estratégia integrada de segurança urbana, tendo nos Contratos Locais de Segurança de nova geração e na Escola Segura instrumentos que importa atualizar às novas realidades, nomeadamente da delinquência juvenil e da criminalidade violenta, sem esquecer os idosos isolados e a violência doméstica”.