A Concelhia de Braga do CDS-PP mostrou a sua preocupação para com o comércio local que está a ser afetado pelo surto da Covid-19.

De acordo com Altino Bessa, presidente da Concelhia do CDS-PP e vereador do Município de Braga, “com o pós-pandemia, iremos enfrentar uma tormenta económica”. “Os setores primário, secundário e terciário deparar-se-ão com dissemelhantes adversidades. Em Braga, o setor turístico, enfrenta agora uma das piores fases das últimas décadas. No meio do silêncio e da reclusão forçada, é na resolução destas problemáticas que devemos concentrar esforços”, disse Altino Bessa, que enalteceu a postura dos bracarenses na prevenção e combate ao novo coronavírus.

“O Município de Braga desencadeou todos os esforços para zelar pelo bem estar da comunidade bracarense, implementando no terreno uma série de medidas preventivas no combate à Covid-19. Trabalhamos, desde a primeira hora, para evitar ao máximo a disseminação alargada do vírus, conseguindo, assim, levar três dias de avanço em relação ao período de emergência decretado pelo Governo Central”, acrescentou.

Na mesma linha de raciocínio, alude ainda ao facto de “os bracarenses terem rapidamente assimilado que a prevenção cabe à população na sua vasta generalidade, podendo todos colaborar para o superior interesse coletivo: reduzir os riscos de contaminação e de infeção. É de louvar a forma como Braga e os bracarenses encararam esta problemática, percebendo a necessidade de todos nos empenharmos em conter a propagação, contribuindo com o cumprimento das normas de higiene e evitando o contacto social”.

Outra das preocupações de Altino Bessa passa pelos setores empresarial e comercial. Refere “perceber a angústia de todos os empresários e comerciantes bracarenses perante a incógnita do que serão os próximos tempos. Face a uma conjuntura de incerteza e receios, estamos solidários com todos os comerciantes do concelho, movendo esforços para os auxiliar na medida do que nos for possível. Neste ensejo, fizemos chegar, estes dias, uma mensagem de apoio à Associação Comercial de Braga, mostrando-nos disponíveis para ser um veículo transmissor das preocupações dos empresários bracarenses através do Grupo Parlamentar do CDS na Assembleia da República. É fundamental a reunião de esforços e vontade de ultrapassar os efeitos sociais e económicos adversos, resultantes da combinação da pandemia com a desaceleração económica”.

O presidente da Concelhia de Braga, acrescenta ainda que “mais do que nunca, devemos cooperar para proteger o comércio e assegurar o apoio às pessoas e comunidades mais afetadas pela doença, ou mais vulneráveis aos seus impactos. Todos precisamos de todos. Impedir a propagação da covid-19 é uma responsabilidade que deve ser partilhada por toda a comunidade. Fortaleçamos os laços humanos, as redes de vizinhança e, acima de tudo, o apoio aos mais frágeis. Não vale a pena incorrer em discursos idílicos. A realidade é a que estamos a viver agora, no imediato, mas com a convicção de que a normalidade dos nossos dias será retomada em breve”.