“BRAGA VOLUNTÁRIA” ALARGA REDE DE PARCEIROS

Decorreu esta Terça-feira, 6 de Dezembro, a assinatura do acordo de cooperação entre a ‘Braga Voluntária’ e 23 entidades locais, tendo em vista o alargamento da rede de parcerias da Estrutura Municipal de Voluntariado.

CMB06122022SERGIOFREITAS00021513813414 (1).jpg

Na sessão, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, explicou que a estrutura de voluntariado tem vindo a ser renovada e que a ‘Braga Voluntária’ está já a ter um impacto positivo na sociedade.

“Estas entidades que hoje se juntam a nós confirmam, assim, a sua vontade em assumir um compromisso de colaboração para o desenvolvimento do voluntariado na comunidade”, referiu a vice-presidente da Câmara Municipal. “Temos hoje mais um conjunto alargado de associações e organizações que pretendem contribuir para melhorar a sociedade. É precisamente este desejo que ficou evidenciado com a assinatura deste acordo”, acrescentou Sameiro Araújo.

Esta foi a segunda ronda de assinaturas de acordos de cooperação que a Braga Voluntária. O acordo de cooperação visa definir as responsabilidades de cada uma das partes no âmbito da gestão do voluntariado, disponibilizando-se a Braga Voluntária, entre outras, a apoiar a criação de oportunidades de voluntariado que promovam uma participação activa dos cidadãos.

O acordo foi assinado pelas seguintes entidades: Associação Cultural e Recreativa de Cabreiros; Associação de Defesa do Idoso e Crianças de Arentim; Associação de Estudantes de Direito da Universidade do Minho; AFUM – Associação dos Funcionários da Universidade do Minho; AIESEC; APAV – Associação de Apoio à Vítima; APPACDM; Centro Social e Cultural de Ferreiros; Associação Juvenil Jovens em Caminhada; MEERU – Abrir caminho; Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva; Cáritas Diocesana de Braga; Centro Cultural e Social de Santo Adrião; Centro Social da Paróquia de Ferreiros; CERCI Braga; Fundo Social dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Braga e Empresas Municipais; Grupo 75 – Braga Associação dos Escoteiros de Portugal; Junta de Freguesia de Sequeira; Lions Club de Braga; MUSA – Associação Artística e de Intervenção Social; Pais em Rede; Rede Bibliotecas Escolares; e TEM – Associação Todos com a Esclerose Múltipla.

De referir que a ‘Braga Voluntária’ é uma estrutura de proximidade, de âmbito concelhio, de promoção e desenvolvimento do voluntariado, em cooperação com as organizações promotoras de acções de voluntariado e que interage com os diferentes actores e agentes locais, disponibilizando informação, formação e apoios diversos às organizações e voluntários.