O projeto arranca a 1 de dezembro e vai animar o centro da cidade até à véspera de Natal.

Braga vai ter um mega mercado de Natal mesmo no centro da cidade. O projeto foi anunciado esta quarta-feira, 12 de outubro, pela câmara municipal, que abriu a iniciativa a todos os que queiram concorrer e ter um espaço de promoção neste novo mercado, que é inaugurado dia 1 de dezembro e termina a 24, véspera de natal.

O novo mercado de natal de Braga terá este aspeto
O novo mercado de natal de Braga terá este aspeto

O novo mercado de Natal de Braga irá ter uma cobertura em toda a extensão, um carroseel e um palco para atividades culturais. 

O espaço vai ser uma zona de passeio com barraquinhas com comida, comércio, experiências que funcionarão também como uma exibição do melhor que há na cultura, gastronomia e vivência da cidade e um pouco de toda a região minhota. A ideia é “afirmar Braga como destino turístico de excelência através de uma orientação para fortalecimento da cultura, identidade e valores da região”, explica a autarquia, através da sua página de Facebook dedicada à cultura. No mercado de Natal  haverá espaço para divulgar artesanato local, artistas da cidade, para vender livros mas também para produtores locais.

“O Mercado de Natal pretende dar espaço aos sabores típicos de Natal da região, de Portugal e do Mundo, nomeadamente à gastronomia e doçaria, às bebidas quentes, aos produtos agroalimentares, bem como aos produtos de artesanato urbano e tradicional como brinquedos, decorações natalícias, presépios, arranjos florais, têxteis, chocolate, livros, mel, frutos secos ou desidratados; biscoitos, entre outros que a organização considere relevantes para preservar o espírito da época”, explica a câmara.Já estão abertas inscrições para quem quiser ter a sua banca neste mercado.