Perto de meio milhar de antigos escuteiros, oriundos de praticamente todos os concelhos da Diocese de Braga, estiveram reunidos até ao domingo, no Campo Escola de Fraião, em Braga, num Acampamento  (ACAREG), organizado pela FNA – Fraternidade Nuno Álvares da região de Braga. 

A abertura oficial do V ACAREG aconteceu na sexta-feira, 10 de junho, à noite e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, que se mostrou feliz com “a excecional moldura humana, com todos participantes de várias gerações” presentes em Braga. “É extraordinário ver tanta gente, de várias idades, oriundas dos vários concelhos e paróquias da Região que continuam a trabalhar pelos outros, a dar um pouco de si e do seu tempo livre para ajudar o próximo”. É este o verdadeiro sentido de comunidade e de partilha. 

A sessão contou ainda com a participação de vários representantes do escutismo nacional e autarcas locais. 

Para o diretor Regional da FNA de Braga, Carlos Alberto Cunha, o Acampamento Regional “é um momento único, que tem como objetivo principal fazer dos participantes melhores escuteiros, melhores cristão e melhores cidadãos”. 

Envolta num ambiente de grande dinamismo, alegria e entusiasmo, a sessão de abertura ficou ainda marcada pela apresentação do hino da FNA. 

Com o tema “Raízes de afeto e esperança”, esta 5ª edição do ACAREG contará ao longo destes dias com muitas atividades e desafios, mas acima de tudo com muita festa. 

Refira-se que as origens da criação da FNA remetem a Braga. Foi no dia 21 de maio de 1939 que se realizou uma grande confraternização de “antigos” Escutas, no Sameiro, Região de Braga, chamando aí inúmeros adultos, que demonstraram vontade para a criação da FNA.