Braga marca presença em Seminário de Intercâmbio de experiências no âmbito da Educação

Lídia Dias, vereadora da Educação e Cultura do Município de Braga, marcou presença no Seminário de Intercâmbio de experiências no âmbito da Educação, promovido pelo Eixo Atlântico, onde apresentou a experiência ‘Quem tem Medo?’, que integra o projecto (Re)Escrever o Nosso Bairro’. Este encontro, que se centrou na política social, integração e na coesão das Cidades, decorreu esta Terça-feira,em Barcelos.

No Seminário, que vai na quarta edição, participaram 14 cidades do Eixo Atlântico que apresentaram experiências em diferentes âmbitos da educação. Os trabalhos envolveram cerca de 70 participantes, incluindo vereadores e técnicos de educação das cidades que compõem esta associação transfronteiriça.

Como explicou Lídia Dias, uma vez que a temática explorada nesta sessão se debruçou na política social e na integração e coesão das cidades, “fazia todo o sentido que Braga, enquanto Cidade educadora e integradora, apresentasse um projecto cuja essência se fundisse entre políticas sociais, educação e integração”, sublinhando que “é extremamente importante que os responsáveis autárquicos desenvolvam umapolítica social activa e responsável, que devolva reais oportunidades deinclusão, inserção e integração social aos seus cidadãos”.

Lídia Dias deixou ainda um elogio ao Eixo Atlântico por realizar este seminário, uma vez que “fomenta o encontro entre diferentes realidades e permite que os responsáveis possam ter uma visão mais abrangente do trabalho que desenvolvem no terreno”.

Recorde-se que o projecto ‘Quem tem Medo?’ surge integrado no programa ‘(Re)Escrever o Nosso Bairro’ que, através de um conjunto de iniciativas inovadores, visam a inclusão social das comunidades de etnia cigana. O projecto apresenta-se como um complemento às obras de reabilitação física dos Bairros Sociais, assumindo um papel crucial na inclusão de toda a comunidade residente e potenciando a sua ligação à Cidade.