Cinco utentes do Centro Social de Bairro, em Famalicão, morreram de complicações respiratórias na sequência de infeção pelo vírus SARS CoV 2, que provoca a doença covid-19.
Ana Sousa directora do centro explica que os cinco idosos tinham várias complicações de saúde, o que levou a que fossem transportados para as unidades hospitalares de Famalicão e Guimarães, onde acabaram por falecer. Rondavam a casa dos 90 anos de idade.
“Temos feito um trabalho diário, quase ao minuto, junto da saúde pública, os nossos enfermeiros e o médico estão a acompanhar permanentemente os nossos utentes que temos isolados e também os outros, que não estão infetados”, disse a presidente da instituição.
A mesma preferiu não adiantar o número real de infetados, uma vez que ainda se encontram a decorrer vários testes de despistagem e aguardam-se resultados. “O que é agora, daqui a um minuto pode deixar de o ser, por isso não vou avançar números de infeções”, esclareceu.
Visivelmente transtornada com a situação, a diretora assegura que estão a ser tomadas todas as diligências para proteger os utentes daquele centro social. “Quando surgem sintomas mais graves, são logo hospitalizados”.