Canceladas comemorações do 24 de Junho e Feira Afonsina

Espetáculo comemorativo do 25 de Abril que estava programado também foi cancelado devido à pandemia da COVID-19.

A Câmara Municipal de Guimarães cancelou o espetáculo comemorativo do 25 de Abril, a Feira Afonsina 2020 e ainda as Comemorações do 24 de Junho – Dia Um de Portugal.

Esta medida resulta da evolução da situação pandémica da COVID-19, que conduziu, designadamente, ao decreto do estado de emergência nacional e não permite antever a data em que serão levantadas as restrições atualmente vigentes em matéria de organização de eventos públicos suscetíveis de concentrar um número elevado de participantes num mesmo espaço.

No âmbito das várias medidas preventivas, foram já suspensos os eventos, atividades e projetos municipais desde o passado dia 6 de março, como o Festival Literário Húmus, o programa Excentricidade, o Festival de Música Religiosa na área cultural; a Gala do Desporto, a Liga Mini, os Jogos da Comunidade e a Meia Maratona Cidade de Guimarães – Corrida dos Conquistadores na área do desporto e informa-se ainda o cancelamento dos passeios para idosos que se realizam habitualmente no âmbito da ação social em colaboração com a Fraterna.

Neste momento, não estão reunidas condições sanitárias para, de forma responsável, manter a programação cultural prevista até ao Verão, designadamente aquela que, em maior ou menor número, implicaria sempre a concentração e proximidade de pessoas nos diversos espaços de apresentação.

Informa-se que o cancelamento da  Feira Afonsina 2020 implica a revogação da deliberação de 9 de março de 2020 que aprovou as respetivas Normas de Participação.