Domingos Bragança, Presidente da Câmara, explicou, no final da reunião de câmara de ontem, o motivo pelo qual existe dificuldade na realização de mais testes no concelho.

Na final da reunião de câmara de ontem, quinta-feira, 9 de março, realizada em videconferência, Domingos Bragança, Presidente da Câmara, em declarações aos jornalistas, falou do esforço que o Município de Guimarães está a fazer para que, no Concelho de Guimarães, e em especial nos Lares de Idosos, se proceda à realização do maior número de testes possível à Covid-19, e anunciou um conjunto de novas medidas de apoio aos cidadãos, famílias e empresas.

Domingos Bragança referiu que, em relação à mitigação da crise sanitária e no que aos testes à Covid-19 diz respeito, o Município de Guimarães tem tido, desde a primeira hora, uma especial preocupação com os utentes dos Lares de Idosos, por se tratar do maior grupo de risco. O Presidente da Câmara, quando questionado sobre porque motivo ainda não se realizaram mais testes em lares, frisou que, ainda antes de ter sido tomada pela CIM do Ave uma posição conjunta de condenação da não extensão, a todo o país, da aplicação dos testes aos utentes de lares por iniciativa do Governo, já o Município, pela sua voz, tinha feito chegar uma missiva ao Governo e às Autoridades de Saúde, cujo teor demonstrava a sua insatisfação por Guimarães não ter sido contemplada na primeira fase. Como justificação para a necessidade dessa medida, Domingos Bragança lembrou que o número de centros de idosos, a rondar os 40, coloca em causa um número de aproximadamente 1800 utentes e 1200 funcionários.

“Falei com os responsáveis de saúde regionais e locais, e sempre disse que os testes a todos os lares de idosos do Concelho de Guimarães nunca deixariam de se realizar se o Governo não os pudesse suportar financeiramente, uma vez que o Município assumiria esses custos. O problema é que existe uma falta de testes em Portugal, em todos os concelhos, que é uma dificuldade sentida por toda a Europa, como é sabido. Daí a necessidade de se priorizar a sua realização. O Governo deverá fazer a requisição civil dos laboratórios privados, para que os testes a realizar sejam apenas os reportados pelos serviços de saúde pública, tendo em conta as prioridades que estabelece, nomeadamente a prioridade a dar aos Hospitais e aos Lares de Idosos”, disse Domingos Bragança. Refira-se que durante a reunião de Câmara, a Vice-Presidente, Adelina Pinto, tinha feito um ponto de situação em relação aos testes a idosos, referindo terem sido realizados testes, por iniciativa do Município, a todos os utentes e funcionários do Lar de S. Francisco, aquando da primeira infeção.

O Presidente da Câmara recordou que no conjunto de iniciativas de mitigação da crise sanitária se engloba a criação, no Centro de Saúde da Amorosa, de uma área dedicada à avaliação e tratamento de doentes COVID-19, em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave, a criação, em colaboração com a CERCIGUI, de um espaço de acolhimento para os Sem Abrigo, a disponibilização de instalações de acolhimento destinadas a assegurar o isolamento profilático de pessoas sem retaguarda familiar ou sem condições de habitação, e a instalação de um Hospital de Retaguarda no Multiusos de Guimarães, para assistência hospitalar a doentes com menor gravidade, libertando o Hospital Senhora da Oliveira para os casos graves.

No que diz respeito ao conjunto de novas medidas com o objetivo de mitigar os efeitos da crise social e económica gerados pelo surto pandémico da Covid-19, Domingos Bragança disse que se destinam a apoiar as famílias, as empresas, incluindo as que se encontram em lay-off, e as instituições que neste momento passam por dificuldades, e incluem vários benefícios, como a suspensão ou isenção do pagamento de taxas e outras receitas municipais.

A par da aprovação das novas medidas, foram ainda ratificadas a suspensão do pagamento em parcómetros e parques de estacionamento explorados diretamente pelo Município ou pela empresa municipal Vitrus Ambiente, a aplicação, pela empresa Vimágua, da tarifa social da água às famílias que vejam reduzidos os seus rendimentos no período de emergência nacional, e os apoios concedidos pelo Município a diversas entidades no âmbito dos serviços prestado de Proteção Civil.

No âmbito do apoio às empresas, foi apresentado o Plano Integrado de Recuperação Económica do Município, elaborado pelo recém-criado Gabinete de Crise e da Transição Económica, um documento que está a ser melhorado diariamente, e que inclui um conjunto de ações de curto e médio prazo que se destinam a alavancar a atividade económica das empresas do Concelho de Guimarães.

O conjunto de medidas de apoio aprovadas e em vigor está disponível na página especial dedicada à Covid-19 do Município de Guimarães, em https://www.cm-guimaraes.pt/pages/1729.