O número de enfermeiros infetados por covid-19 no distrito de Braga já passou a barreira das três dezenas, anunciou a Ordem dos Enfermeiros.
Em comunicado publicado no seu site, o organismo aponta o distrito como o quarto no país com maior casos de infeções, procedido por Porto (114), Lisboa (72) e Coimbra (52).
Segundo a mesma fonte, existem 363 enfermeiros infetados com o vírus SARS CoV 2, um “número superior aos divulgados oficialmente”.
Estão ainda cerca de dois mil enfermeiros em vigilância ativa em casa depois de terem contacto direto com doentes covid positivo.
“Estes números resultam do inquérito lançado há uma semana pela Ordem dos Enfermeiros, ao qual responderam 20.771 enfermeiros, o que corresponde a cerca de 50% do número de enfermeiros que trabalham no SNS”, explica a mesma nota.
A OM reforça que os enfermeiros “continuam a não ser testados, pondo em perigo a única linha de defesa à pandemia da covid-19, quando os profissionais de saúde deviam ter prioridade no acesso aos testes, seguindo as recomendações da OMS”.
Além dos 1.984 enfermeiros em vigilância ativa, há ainda 1.810 em vigilância passiva, sem realização de teste ou a aguardar. Há a registar apenas 16 curados.
Já não há nenhum distrito sem enfermeiros infetados.