“O que me contas tu?” apresentado por alunos do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda.

Os alunos do 4.º ano do CEB do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda subiram ao palco do Auditório do Espaço Vita, para apresentarem o espectáculo “O que me contas tu?”, um Sarau Artístico das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, que integra a 1ª Bienal Cultura e Educação – retrovisor: uma história do futuro.

A Bienal Cultura e Educação, concebida pelo Plano Nacional das Artes, é uma bienal de artes e património dirigida aos jovens e às crianças que pretende alimentar a infância e a juventude de todas as idades. Trata-se de uma festa para celebrar e tomar consciência da importância transformadora das artes e como estas podem “indestinar” a vida de cada um e das nossas comunidades. Composto por um programa de eventos visa valorizar a criação e a programação para a infância e a juventude, os artistas, os professores e os mediadores (quer nas instituições culturais, quer nas educativas) com de forma de transformar as instituições culturais em território educativo e as escolas em polos culturais.

O projecto conta com o apoio do Município de Braga, que se faz representar na Bienal por nove projectos artísticos, propostos por vários Agrupamentos de Escolas e Associações Culturais.

O Agrupamento de Escolas Sá de Miranda integrou o Plano Nacional das Artes em 2019, sendo uma da escolas piloto a aderir a este projecto nacional. Desde então tem apostado fortemente na sua dinâmica cultural e na forma como as artes transformam a vida diária da comunidade educativa, envolvendo também neste conceito as Actividades de Enriquecimento Curricular.

É neste contexto que, no âmbito das AEC e em colaboração com a CEA – Cooperativa de Ensino Artístico, entidade executora deste serviço, o Agrupamento de Escolas Sá de Miranda desenvolveu um projecto artístico que culminou com este espectáculo. O projecto, que envolveu as três áreas das AEC do Agrupamento, teve como objectivo a assunção de saberes e valores transversais essenciais na formação do ser humano tendo por base exploratória a temática do património local.

“O que me contas tu?” é um espectáculo performativo que interliga várias expressões artísticas (teatro, música e dança) protagonizado pelos alunos do 4.º ano das escolas do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda. Tendo como premissa o tema do Projecto Cultural de Escola “Lendas e tradições em memória”, “O que me contas tu?” é o resultado do trabalho de pesquisa e de recolha efectuado pelos alunos, em parceria com a Biblioteca Escolar e desenvolvido nas actividades extracurriculares, que evoca as lendas e a cultura tradicional da nossa região, sensibilizando a comunidade educativa para a valorização do património local.

Neste espectáculo foi possível mostrar e divulgar à comunidade educativa o trabalho de excelência desenvolvido nestas áreas pelas turmas do Agrupamento, que articula diferentes manifestações artísticas, iniciando as crianças no diálogo com a obra de arte.