Vieira do Minho vai distribuir máscaras sociais reutilizáveis pela população

A câmara de Vieira do Minho vai distribuir máscaras sociais reutilizáveis pela população, dada a dificuldade em adquirir máscaras cirúrgicas que estão a ser canalizadas para profissionais de saúde, anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado, a autarquia explica que a medida tem em conta “novas indicações para a utilização de máscaras emitidas pela Direção-Geral da Saúde”, pelo que o município “aconselha o seu uso por qualquer pessoa em espaços interiores fechados (supermercados, farmácias, lojas ou estabelecimentos comerciais, transportes públicos, entre outros)”.

A medida, que implica a compra das máscaras, vai ser “também aplicada a todos os colaboradores da autarquia”, salienta o texto, inserindo-se no “âmbito das estratégias” para prevenção e controlo da infeção pelo novo coronavírus.

A autarquia lembra ainda que já está a distribuir equipamento de proteção individual às juntas de freguesia, às Instituições Particulares de Solidariedade Social, aos Bombeiros Voluntários, à Cruz Vermelha, à Santa Casa da Misericórdia e ao Centro de Saúde.

“O uso de máscaras na comunidade constitui uma medida adicional de proteção, pelo que não dispensa o cumprimento das regras de distanciamento social, de etiqueta respiratória, de higienização das mãos, tendo sempre que ser garantida a sua utilização adequada”, refere a autarquia.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 145 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 465 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 657 pessoas das 19.022 registadas como infetadas.

O decreto presidencial que prolonga até 02 de maio o estado de emergência iniciado em 19 de março prevê a possibilidade de uma “abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais”.