São dezenas os pedidos que os Bombeiros Voluntários de Braga têm recebido para cantar os parabéns a pessoas que estão confinadas nas suas habitações.

As “inúmeras” solicitações levaram a corporação a apelar, através da sua página de Facebook, para a compreensão das pessoas que não é possível satisfazer os pedidos.

“Apelamos às pessoas para compreenderem que são muitos pedidos. E se fizéssemos a um teríamos que fazer a todos”, explica o sub-chefe Pedro Ribeiro.

Os pessoas começaram a chegar após “terem visto na televisão” gestos idênticos por parte de outras corporações e forças de segurança. “Se calhar, há corporações que podem fazer essas deslocações”, aponta Pedro Ribeiro, acrescentando que esse não é o caso dos Voluntários de Braga.

“O serviço mantém-se: há incêndios, emergências, transporte de doentes de hemodiálise, que não pode parar. Durante o dia os motoristas estão para fora com as viaturas, a emergência não pára e, ao aceder a um pedido, temos que aceder a todos”, justifica.

Como não é possível aceder aos pedidos, o sub-chefe explica que os Bombeiros Voluntários de Braga estão, em compensação, a fazer o convite “às pessoas, para quando houver essa hipótese, virem ao quartel e fazer uma visita guiada connosco”.